Design Method Cards #01 🎴🃏

IDEO Method Cards — uma jornada pelos cards de métodos criados pela empresa de consultoria pioneira em Design Thinking

Flavio Nazario
Apr 25 · 6 min read

Olá, te damos boas vindas ao Design Method Cards (DMC)!

O DMC (não é a abreviação do jogo Devil May Cry)… é uma iniciativa que reunirá periodicamente resumos de coleções de cards de métodos, e suas possibilidades de uso, por qualquer pessoa que tenha interesse em métodos de pesquisa, processos de inovação ou curiosidade sobre temas correlatos.

Conhecer conjuntos de cards de método pode trazer excelentes insights para o seu trabalho, especialmente se você trabalha com UX/Product Design, Service Design ou qualquer outra função vinculada a construção de Produtos/Serviços.

Inaugurando nosso primeiro artigo, o deck analisado é o clássico IDEO Method Cards. Criado em 2002, ele é composto por 51 cards de métodos e talvez seja um dos mais antigos e famosos da empresa.

O IDEO Method Cards tem a intenção de inspirar designers e pesquisadores, bem como aqueles que procuram uma ‘luz criativa’ em seu trabalho. Os cartões mostram algumas das maneiras pelas quais a IDEO já testou e mantém as pessoas no centro do processo de design.

Os métodos apresentados nos cartões não são proprietárias, pois a empresa adaptou vários métodos de pesquisa oriundos de ciências sociais, psicologia, antropologia entre outras áreas bem estabelecidas.

A intenção de transformar os métodos em cards surgiu de uma demanda interna, como é citado no relato que acompanha o deck:

Inicialmente, compilamos essa coleção para inspirar nossas equipes de design. Em resposta a solicitações de clientes, colegas, alunos e professores, estamos compartilhando alguns desses métodos e como os consideramos úteis em projetos reais de design.

Um dos pontos importantes do Method Cards é que a intenção não é gerar uma espécie de prescrição de “como fazer” Design Centrado no Usuário (User Centered Design — UCD). A coletânea de métodos destina-se a encorajar pesquisadores a experimentar novas abordagens para tornar o design útil, viável e agradável para as pessoas.

Anatomia dos Cards

Os 51 cards são divididos em quatro categorias: Learn, Look, Ask e Try. Cada uma das categorias sugere inúmeras abordagens/métodos para os diferentes estágios de um projeto ou produto.

Categorias dos Cards

  • Learn: analisar as informações coletadas para identificar padrões.
  • Look: observar as pessoas para descobrir o que fazem e não o que dizem que fazem.
  • Ask: envolver pessoas como participantes para obter informações relevantes para o seu design.
  • Try: criar simulações que auxiliem a empatizar com pessoas e validem o design proposto.

Características dos Cards

Cada card da coletânea apresenta uma imagem ilustrativa na frente e uma breve descrição de como aplicar um método no verso, acompanhado de uma dica de quando ou porque é interessante aplicar o método.

Uma das partes mais interessantes do verso dos cards fica por conta de um curto relato escrito pela equipe da IDEO sobre como o método foi útil para auxiliar a solucionar um problema em determinada fase de um projeto ou produto, que a empresa teve a oportunidade de trabalhar ao longo dos anos.

Esses relatos não só apresentam dicas valiosas que complementam a explicação de como utilizar os métodos, mas também deixam claro o quão vasta são as possibilidades de aplicação de métodos/técnicas de pesquisas para investigar problemas e soluções envolvendo usuários.

Sugestões de Utilização

Uma das facilidades de se ter os métodos em forma de cards é fazer com que a equipe se reúna e interaja com algo tátil para debater sobre abordagens para as próximas pesquisas ou algum desafio do momento.

O deck pode ser um instrumento ou símbolo de estímulo à criatividade dos membros de uma equipe de design/pesquisa, desde a conceituação até o estágio de execução e pode ser benéfico para reuniões de equipes que acabam mais tempo distribuídas em squads, scrum team, tribos, guilda etc.

Os cards também permitem algumas combinações, de modo que você possa iniciar um planejamento da sua pesquisa simplesmente pareando cards e escolhendo métodos que podem concatenados, gerando dados de execução enriquecidos com cada uma das etapas.

Em suma, ter alguns cards de métodos pode ser útil se você tem uma pequena equipe ou um grande grupo pronto para pensar em pesquisa e inovação, sejam elas radicais ou incrementais. Com os cards tudo fica um pouco mais lúdico e interessante para as pessoas envolvidas.

Atenção com seus participantes!

Um dos pontos fundamentais em relação a aplicação de qualquer método de pesquisa, que envolva pessoas, é ficar atento quanto as suas responsabilidades éticas como pesquisador(a). Apesar de já fazer parte da rotina de quem trabalha com pesquisa, os termos, condições, procedimentos — mesmo sendo guerrilha — nunca é demais fornecer explicações dos propósitos da sua pesquisa para os participantes.

Para quem está começando, tenha sempre em mente que as pessoas estão cedendo seu precioso tempo para você ou sua equipe validarem suas hipóteses. Então, redobre sua atenção quanto aos pensamentos, ideias e sentimento dos participantes, além de tomar devida precaução quanto a saúde, segurança, privacidade dos dados e principalmente a dignidade dos mesmos.

Contudo, como pesquisador(a) não se esqueça de manter uma postura aberta, sem prejulgamentos, deixar explícito para as pessoas ‘como’ e ‘para o quê’ pretende utilizar as informações coletadas e proporcionar uma atmosfera agradável a todos envolvidos na pesquisa. 😌


Você pode adquirir o deck de cards no link abaixo

Bônus: Nature Cards

Baixe gratuitamente esta coleção de cards da IDEO, que se inspira em estratégias do mundo natural para tentar gerar uma nova mentalidade à medida que nos aproximamos de desafios do design.

No próximo artigo!

Vamos falar sobre Cards de Processo de Inovação e como eles podem te ajudar a destravar novos pontos de vista no seu time. Você também pode ver mais fotos do deck que falamos neste artigo aqui no Pinterest.


Se você gostou do que leu, por favor não esqueça de 👏👏👏
O que me leva a escrever é a tentativa de inspirar qualquer um que consiga parar alguns minutos do seu tempo para se informar sobre Design & Pesquisa. 😉

Até logo pessoal! 🎴👋

Flavio Nazario

Written by

Enthusiast of technology; lifelong learner and keen observer of human behavior.