Design Method Cards #02 🎴🃏

Doblin Innovation Tactics Cards — um framework que ajuda organizações a pensar de maneira abrangente sobre inovação

Flavio Nazario
May 27 · 9 min read

Olá, te damos boas vindas ao Design Method Cards (DMC)!

O DMC é uma iniciativa que reúne periodicamente resumos de coleções de cards de métodos, e suas possibilidades de uso, por qualquer pessoa que tenha interesse em métodos de pesquisa, processos de inovação ou curiosidade sobre temas correlatos.

*Se você está chegando agora e ainda não viu o primeiro artigo que falamos sobre o IDEO Method Cards, pode conferir aqui.

Nosso segundo artigo é sobre o Innovation Tactics Cards criado pela empresa de design Doblin, hoje parte integrante da empresa global de consultoria e inovação Deloitte.

O deck é composto por 114 cards de arquétipos de inovação que a Doblin vem mapeando desde 1998 através de estudos de empresas no mercado e os seus clientes. Os cards são baseados na estrutura dos Dez Tipos de Inovação, um framework de inovação da empresa, que ajuda organizações a pensar de maneira abrangente sobre esse tema.

A última versão do deck de cards (4º ed.) foi lançada em 2013, complementando o livro da empresa que aborda os tipos de inovação, chamado Ten Types of Innovation.

O Doblin Innovation Tactics Cards é uma excelente maneira de obter uma representação visual do estado atual do seu negócio e auxiliar o desenvolvimento de novas estratégias ou estruturar diferentes abordagens que podem ser alinhadas com a visão atual da empresa em que você for utilizar o conjunto de cards.

Os cards podem ser uma ferramenta útil porque estimulam uma rápida exploração de diversos tipos de táticas e abordagens de processos de negócio, ajudando times a minimizarem riscos de atividades de inovação, reduzindo ambiguidades, e aumentando o sucesso através de investigação de oportunidades e consenso.

Segundo a Doblin, o deck de cards não é uma enciclopédia do “novo” e sim um conjunto de “blocos de construção”:

‘Novo’ não significa automaticamente “inovador”. De fato, muitas das inovações mais poderosas aplicaram ideias antigas de maneira convincente e perspicaz.

Resumidamente, o innovation tactics cards tenta auxiliar nas respostas de algumas questões, tais como, qual tipo de objetivo de negócio você está tentando alcançar? Qual tipo de oportunidade de mercado você identifica? Quais táticas você está empregando atualmente e como você pode trocá-las ou aprimorá-las.

Características dos Cards

Os 114 cards são divididos em 3 macro categorias Configuration, Offering e Experience. Sendo configuration relacionado ao funcionamento mais interno de uma empresa e seu sistema de negócios, offering concentra os tipos de inovação focados no principal produto ou serviço de uma empresa, ou em uma coleção de seus produtos e serviços. E por fim, experience, agrupa os elementos mais voltados ao cliente de uma empresa.

Ten Types of Innovation Framework

Dentro das categorias existem os 10 arquétipo de inovação presentes no framework da Doblin. Resumidamente, os arquétipos propõem ênfases em inovação da seguinte forma:

Profit Model — as inovações relacionadas ao modelo de receita de um produto/serviço, refletem uma profunda compreensão do que os compradores valorizam, onde estão as novas oportunidades escaláveis de receita, preço e margem, e onde as suposições de muitas indústrias sobre o que e como você cobra podem ser desafiadas.

Network — as inovações de rede apresentam maneiras das empresas tirarem proveito das tecnologias, canais e marcas de outras empresas — praticamente todo e qualquer componente de uma empresa pode ser utilizado com divulgador de uma produto/serviço, ao mesmo tempo, agrega-se aqui as capacidades e ativos de outras pessoas. Essas colaborações podem ser breves ou duradouras, e podem ser formadas entre aliados próximos ou até mesmo concorrentes ferrenhos.

Structure — as inovações de estrutura estão focadas em organizar os ativos da empresa — materiais, humanos ou intangíveis — de maneira única que criem valor. Os custos fixos e as funções corporativas de uma empresa também podem ser aprimorados por meio de inovações da estrutura, incluindo departamentos como RH, P&D e TI. Idealmente, essas inovações também ajudam a atrair talentos para a organização, criando ambientes de trabalho produtivos ou promovendo um nível de desempenho que os concorrentes não podem igualar facilmente

Process — as inovações de processo envolvem as atividades e operações que produzem as ofertas principais de uma empresa. Inovar aqui exige uma mudança radical de “business as usual”, fazendo a empresa optar por adaptar-se rapidamente e criar margens de mercado. As inovações de processo geralmente formam a competência central de uma empresa e podem incluir abordagens patenteadas ou proprietárias que geram vantagem por anos ou mesmo décadas.

Product Performance — as inovações de desempenho do produto/serviço abordam o valor, os recursos e a qualidade das ofertas de uma empresa. Esse tipo de inovação envolve produtos totalmente novos, bem como atualizações e extensões de linha que agregam valor substancial. Pense em qualquer guerra de produto ou recurso que você testemunhou, seja escovas de dentes mais fáceis de segurar, carrinhos de bebê ou até a a redução de produtos do serviço de bordo de um avião. Inovações de desempenho do produto/serviço que proporcionam vantagem competitiva de longo prazo são a exceção e não a regra.

Product System — as inovações de sistema estão enraizadas em como o produtos e serviços individuais se conectam ou se agrupam para criar um sistema robusto e escalonável. Isso é fomentado por meio de interoperabilidade, modularidade, integração e outras formas de criar conexões valiosas entre ofertas distintas. As inovações do sistema de produtos ajudam na construção de ecossistemas que cativam e/ou encantam os clientes, além de aumentar a defesa contra os concorrentes.

Service — as inovações de serviço garantem e aprimoram a utilidade, o desempenho e o valor aparente de uma oferta. Eles tornam um produto mais fácil de experimentar, usar e aproveitar; eles revelam recursos e eles corrigem problemas ou suavizam processos difíceis na jornada do cliente. Se bem aplicado, eles elevam os produtos em experiências atraentes que os clientes voltam para uma e outra vez.

Channel — as inovações de canal abrangem todas as maneiras pelas quais você conecta as ofertas da sua empresa com seus clientes e usuários. Embora o comércio eletrônico domine boa parte do meio digital, os canais tradicionais, como as lojas físicas, ainda são importantes, principalmente quando se trata de criar experiências imersivas.

Brand — as inovações de marca ajudam a garantir que clientes e usuários reconheçam, lembrem e prefiram suas ofertas às de concorrentes ou substitutos. Uma estratégia de marca bem feita é um resultado cuidadoso e implementado em muitos pontos de contato entre sua empresa e seus clientes, incluindo comunicações, publicidade, interações de serviços, parceiros de negócios etc. Inovações de marca podem transformar commodities em produtos premiados e conferir significado, intenção e valor às suas ofertas e à sua empresa.

Customer Engagement — as inovações de Engajamento do Cliente têm a ver com a compreensão das aspirações enraizadas de clientes e usuários e o uso dessas percepções para desenvolver conexões significativas entre elas e sua empresa. As inovações desse arquétipo fornecem amplas possibilidades de exploração e ajudam as pessoas a encontrar maneiras de tornar partes de suas vidas mais memoráveis, satisfatórias, prazerosas etc.

São tantos cards que nem cabem na mesa! 😬

Anatomia dos Cards

Cada card apresenta uma forma de abordagem de inovação de acordo com a sua categoria de base, identificada na frente do card. No verso é explicado um tipo de abordagem com característica única no ponto que se deseja atacar.

Por exemplo, dentro de Profit Model apresentam-se 21 formas de modelo de receita para gerar novos insights para sua equipe em uma dinâmica ou reunião estratégica que vão desde membership, freemium, até outros bem específicos como flexible pricing ou auction.

Outro ponto importante, seguindo a linha de outros deck de cards consagrados. A Doblin se preocupou em colocar em todos os cards, exemplos de cases reais no rodapé do verso, para deixar bem explícitas as possibilidades de uso de cada uma das características apresentadas.

Diferentes formas de utilização

Após você e sua equipe enquadrarem o problema ou possibilidade que gostaria de responder, esse é o melhor momento para utilizar o deck de cards. Explore diferentes objetivos de negócios de acordo com as necessidades táticas apresentadas nos cards, envolvendo sua equipe da seguinte maneira:

Escolha em Cascata — selecione uma ‘âncora de inovação’ (ou duas ou três) que a equipe acredita ser a chave de mudança, pode ser um dos dez tipos de arquétipos, ou uma tática específica dentro de um tipo. A partir desse ponto, determine coletivamente, o que a âncora exigiria que vocês fizessem nas outras frentes da empresa para melhorar a eficiência da âncora escolhida.

Ao aplicar a escolha em cascata, um ou mais pontos poderão ser afetados simultaneamente

Substituição & Adição — comece com as táticas usadas atualmente na sua empresa ou as táticas que você pensou como nova estratégia para um determinado problema. Experimente diferentes substituições de algumas táticas por outras ou adicione novas para complementar seu processo.

Ao aplicar o processo de Substituição & Adição, certifique-se do tempo disponível da equipe

Levando em consideração a quantidade de possibilidades que Innovation Tactics Cards fornece, recomendamos aplicá-lo em determinados pontos específicos para as sessões de dinâmicas sejam mais eficientes, por exemplo, uma sessão apenas para debater processos ou performance de produto etc. Dessa forma, você terá maior garantia de que o debate será aprofundando na resolução daquele ponto e consequentemente toda a equipe estará em consenso.

Contudo, importante considerar também que para cada sugestão de mudança em processos da empresa é necessário pensar em formas de validação das substituições ou adições. Com isso em mente, a utilização de cards táticos se tornará rapidamente uma das formas de aprendizagem perfeita para pensar inovação de forma ampla em sua equipe, squad ou vertical de negócio.

Onde eu posso adquirir os cards?

Extra: Livro sobre os 10 tipos de Inovação

Aqui você pode ler uma amostra gratuita do livro (em inglês) que deu origem ao Innovation Tactics Cards da Doblin.

Ten Types of Innovation — book preview

No próximo artigo!

Vamos apresentar iniciativas de Cards brasileiro e como eles auxiliaram a disseminar conhecimento em workshops e interações em meetups/eventos de produto. Você também pode ver mais fotos do deck que falamos neste artigo aqui no Pinterest.


Se você gostou do que leu, por favor não esqueça de 👏👏👏
O que me leva a escrever é a tentativa de inspirar qualquer um que consiga parar alguns minutos do seu tempo para se informar sobre Design & Pesquisa. 😉

Até logo pessoal! 🎴👋

Thanks to Camila Ciglione.

Flavio Nazario

Written by

Enthusiast of technology; lifelong learner and keen observer of human behavior.