Inteligência Artificial fará triagem de solicitações à Consultoria Legislativa do Senado Federal.

Fernando Melo
3 min readDec 23, 2019

Um modelo de Inteligência Artificial (IA) que faz a triagem automática das solicitações de serviço que chegam à Consultoria Legislativa (Conleg) foi apresentado nesta quinta-feira (19/12/2019) no evento Conversando Tecnologia, realizado na Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). A ferramenta, prevista para entrar em operação em fevereiro do ano que vem, foi desenvolvida por colaboradores do Senado que formam o Grupo de Estudo e Pesquisa Acadêmica da Área de Tecnologia da Informação (GEPA/TI).

Por semana, centenas de solicitações de serviço chegam à Conleg, que as direciona para três grandes núcleos: Social, Direito e Economia. O software desenvolvido pelo GEPA analisa a ementa da solicitação para definir, em termos percentuais, para qual núcleo a solicitação está mais relacionada. Para tanto, a ferramenta faz uso do ULMFiT (Jeremy Howard e Sebastian Ruder), um método de processamento de textos por IA surgido em maio de 2018 nos meios acadêmicos dos Estados Unidos.

Conforme Fernando Melo, servidor da Quarta Secretaria e participante do GEPA, esse método revolucionou a forma como a IA pode ser utilizada, oferecendo uma metodologia muito mais operacional, baseada na transferência de aprendizado.

— Estudos internacionais indicam que a área de processamento de textos é a maior demanda de Inteligência Artificial no poder público — , acentuou Fernando.

Segundo João Alberto Lima, facilitador do GEPA, a intenção do grupo foi trabalhar com propostas exequíveis, a fim de em etapas futuras migrar para projetos mais ambiciosos. Ele ressaltou que avanços recentes permitiram que a IA deixasse de ser apenas uma possibilidade para agora entregar resultados práticos com mais frequência.

— O grupo de pesquisa permite fazer essa integração entre o meio acadêmico e a atividade legislativa, resultando em benefícios para as duas áreas — , argumentou João Alberto, que é chefe do Serviço de Soluções para Informação Legislativa e Jurídica (Seleju), da Coordenação de Informática Legislativa e Parlamentar (Colep).

Iniciativa

A reunião do Conversando Tecnologia contou com a presença de representantes do Prodasen, Consultoria Legislativa, Serviço de Informação Legislativa (Sinfleg), Câmara dos Deputados, Tribunal de Contas da União, Tribunal Superior do Trabalho, Agência Nacional de Aviação Civil e Presidência da República. Presente ao evento, o diretor do Prodasen, Alessandro Albuquerque, elogiou a iniciativa dos servidores em investirem esforços em IA.

— É um setor que passa por grande evolução nos últimos anos e cada vez mais está presente no dia a dia das pessoas e também no Poder Legislativo — afirmou Alessandro.

O GEPA foi instituído por processo seletivo do edital nº 9/2018, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

O grupo de pesquisa é formado por: João Lima, Fernando Melo, Francisco Edmundo, Klause Nascimento, Lauro Araujo, Marcos Fragomeni, Wagner Teixeira.

Link para o artigo científico: Aplicação da Inteligência Artificial na classificação de textos: o caso da triagem de solicitações à Consultoria Legislativa do Senado Federal

Esta notícia foi produzida pelo Núcleo de Intranet da Comunicação Social do Senado e atualizada por Fernando Melo. Ela foi publicada originalmente na Intranet do Senado Federal em 19/12/2019, 15h34.

Publicado por

Fernando Melo
Cientista de dados do Senado Federal
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fernando-melo-a6909720/
Twitter: https://twitter.com/Fmelobr

--

--

Fernando Melo

Data scientist @ Senate of Brazil | Founder @ Machine Learning Brasília