O protagonismo do Rio de Janeiro no desenvolvimento da tecnologia da informação

Participamos na ultima semana do IV Simpósio de História da Informática na America Latina e no Caribe (SHIALC), no âmbito da XLII Conferência Latino Americana de Informática, na cidade de Valparaíso no Chile (CLEI). O SHIALC apresenta relatos de experiências relevantes de projetos pioneiros no campo das tecnologias da informação e da comunicação na região, nos últimos 50 anos.

Neste contexto, apresentamos no evento duas palestras: “O protagonismo do Rio de Janeiro no desenvolvimento da tecnologia da informação: análise retrospectiva do primeiro ciclo de implementação de políticas e projetos pioneiros na informática brasileira nos anos 1960 / 1970 / 1980” e “Um sonho de autonomia tecnológica: testemunhos sobre os primórdios da tecnologia da informação na cidade do Rio de Janeiro”, e os artigos que deram origem às mesmas estão sendo publicados nos proceedings do XLII CLEI.
Ainda participamos dos debates complementares e da sessão plenária que definiu os rumos a serem trilhados pelo SHIALC, que terá sua 5a edição no ano de 2018.

Tanto os artigos como as apresentações tiveram como fonte de referência o documentário "Inteligência Digital: o protagonismo do Rio de Janeiro no desenvolvimento da tecnologia da informação", que produzimos no ano de 2015 através do TIRio — Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro e do RIOSOFT.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.