Corte do Jaca

O corte modelado ou na régua já é sucesso nas comunidades cariocas, visto a famosidade do “Corte do Jaca” que surgiu no Jacaré, e alguns atribuem essa criação a barbeira Giliane Coviak. O corte com desenhos nas laterais da cabeça, faz parte do cotidiano da maioria dos jovens que vivem no subúrbio do Rio. O sucesso é tanto que já reúne mais de 120 mil fãs na comunidade virtual “Eu mando o corte do Jaca”, que virou tema de evento em São Gonçalo e chamou a atenção do cineasta Emílio Domingos, que produziu o longa “Deixa na Régua”, que explora esse universo das barbearias. O corte “disfarçado” em degrade nas laterais virou um grande hit nas barbearias mais famosas da cidade, por isso o Fluxo 21 listou os 10 tipos de cortes que estão dominando a cabeça dos meninos.

1 — BUZZ CUT:
Num estilo bad boy, o corte ser mais curto, tem uma manutenção bem simples. Traz um degradê nas laterais e na parte de trás.

2 — CURLY TOP:
Um corte “feito” especialmente para homens com cabelo ondulado. A lateral fica mais ou menos na altura de um dedo, com o topo bem maior. Na hora de pentear, pode brincar bastante com o cabelo e deixar bagunçado.

3 — FRENCH CROP
De maneira bem natural, o objetivo deste penteado é a parte de cima do cabelo ter bastante textura, então o barbeiro deve repicá-lo e manter as laterais baixas. O segredo é pentear de uma maneira que não mostre muita perfeição.

4 — HI-TOP FADE
Perfeito para cabelos afro, este corte traz as laterais em degradê em direção ao topo, que fica esculpido numa silhueta ligeiramente quadrada. O céu é o limite.

5 — POMPADOUR
O topete nunca sai de moda, mas agora ele vem repaginado numa versão old fashion, as laterais ficam arrumadas para trás. Na moderna, você faz um degradê para deixá-las curtas. Um dos cortes mais tradicionais masculinos, vale pentear para cima ou para o lado.

6 — RAZOR PART
Trazendo um visual arrumadinho, este corte deixa a parte de cima do cabelo (mais comprida) e a lateral (mais baixa) ficam divididas por um risco cortado a navalha, deixando uma linha do couro cabeludo visível.

7 — SLICKBACK
Matador é o efeito deste look. A parte superior do cabelo precisa ser grande o suficiente para ser jogada para trás, com as laterais aparadas ou raspadas.

8 — UNDERCUT
Um tom estiloso é o que confere esse corte com as laterais mais baixas, assim como a parte de trás, com o centro volumoso, texturizado e para cima.

9 — TOP KNOT
O Top Knot, ou coquinho samurai, é basicamente um undercut com um coque atrás. Você vai precisar de no mínimo uns 15 centímetros ou mais de cabelo para conseguir fazê-lo.

10 — SHOULDER LENGTH

Para este penteado é necessário que você tenha um cabelo na altura do ombro; depois é só cortar em camadas. Como o nome já diz, ele deve ficar cuidadosamente desarrumado.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.