Minha experiência na #frontendweeksp 2017

Tudo começou quando ganhei no twitter um ingresso pro frontinsampa.

Tinha relido recentemente um post do Felipe Fialho sobre a importância de participar de eventos e na empolgação decidi que tentaria participar dos eventos da #frontendweeksp.

Apesar de ter visto palestras sensacionais, não é sobre elas que quero falar. Quero falar sobre o que eu aprendi e senti indo nos eventos e porque eu recomendo fortemente que você vá também.

A #frontendweeksp foi do dia 22/06 ao dia 01/07, terminando com o Frontinsampa e o Code in the Dark

A comunidade é foda

Existe um monte de textos recomendando que a galera vá a eventos, a galera mais experiente sempre dá esse conselho também. Esses textos sempre falam de network, porém, quem não fica encanado com isso?

Mas depois de participar, a primeira coisa que me chamou atenção foi o clima de coletividade, de comunidade.

Eu to falando de a galera estar ali pra trocar experiência mesmo, você pode chegar pra trocar ideia com alguém sem problemas, ao mesmo tempo, se você prefere ficar na sua, não se surpreenda se alguém puxar um papo com você pra perguntar se é a sua primeira vez, o que você faz, qualquer coisa.

Uma dica, se você for mais acanhado, tente chegar em alguém que você acompanhe, que tenha lido algum artigo ou usado alguma ferramenta, só pra agradecer ou parabenizar pelo trabalho. Essa galera é muito receptiva e isso vai fazendo você se soltar aos poucos.

Vá no seu tempo, mas, confie em mim, a atmosfera é incrível.

Você fica motivado

Mesmo que a apresentação seja de um nível mais avançado e você não entenda tudo (não deixe de ir por isso), você sai muito afim de saber um pouco mais, ou mesmo de botar pra andar aquele projeto parado que nem tem a ver com o assunto falado.

Pra mim isso também tem a ver com o sentimento de coletividade, de fazer parte, não tem como, você vê a galera dando um trampo pra organizar o evento, pessoal ali depois do trabalho super afim. Isso te motiva.

Eu saí muito pilhado de cada evento, seja pela palestra, seja pela ideia que você trocou no coffee break, ou por simplesmente ter ido. O fato de você ir no evento gera um “momentum” enorme na sua vida.

Então, se você quer motivação, empolgação, vá nos eventos, te garanto que funciona.

O aprendizado

Além do tema das palestras você também aprende muito com a experiência de quem tá falando e com as perguntas da galera. Você tem a oportunidade de fazer uma pergunta na hora, levantar um ponto que te vem na cabeça.

Você sempre acaba aprendendo algo além do tema da palestra, de workflow, prática, etc.

Isso pra mim é o maior motivo pra continuar indo aos eventos.

Obrigado!

Apesar da minha participação ter sido pequena, eu aprendi tanta coisa nesses poucos dias, que precisava escrever esse post, mesmo que na vibe do “antes feito que perfeito”.

Eu precisava agradecer a todo mundo que proporcionou essa semana de eventos pra comunidade, vocês devem ouvir muito isso, mas a relevância de vocês na vida das pessoas é enorme.

Além disso algumas pessoas que contribuiram e contribuem pra comunidade não só nessa semana de eventos. Felipe Fialho, Zeno Rocha, Diogo Moretti, Rodrigo Wanderley De Melo Cardoso, Raphael Fabeni as ideias de vocês me fizeram enxergar as coisas de uma outra forma. Obrigado.

PS.: Se você quer saber o que rolou especificamente nos eventos, tem uma galera postando sobre eles: