Overview Effect — edição 03

Francisco Milagres
May 18 · 6 min read

Zoom out. Um periódico por Francisco Milagres

O termo Overview Effect se refere à sensação que os astronautas têm ao retornarem à Terra depois de um período no espaço, quando se veem de volta ao planeta, com uma perspectiva completamente diferente de quando saíram. E é neste cenário de mudanças cada vez mais ágeis que escolhi para me dedicar também a compartilhar minha perspectiva dos diversos assuntos que permeiam nosso dia a dia, envolvendo tecnologias, os negócios em transformação, a inovação e os aspectos humanos dos mais diversos.

Nesta edição destaco um pouco dos conteúdos que têm sido publicados recentemente envolvendo a plataforma (para muitos queridinha) Zoom e um viés de avaliação dos negócios, dois conteúdos em vídeo e também um artigo meu que foi publicado na Revista Época Negócios. Que estes textos nos permitam fazer um zoom out e um zoom in em conteúdos para refletirmos sobre o que de fato importa para todos nós.

Image for post
Image for post
Um dos meus voos (foto por Francisco Milagres)

Perspectiva

Na edição mais recente da Época Negócios eu tive a oportunidade de colaborar com um artigo que trouxe o conceito do Overview Effect e também como eu considero que podemos fazer nossa parte para auxiliar muitas pessoas neste momento de crise. Há textos de várias pessoas que admiro e, particularmente, foi um texto que fiquei bem feliz em escrever. Fica aqui minha gratidão ao time da publicação pelo convite e os parabéns também, além da edição, pela capa incrível.

Image for post
Image for post
Época Negócios, Maio de 2020

Insight

Acredito que faz três anos que comecei a usar o aplicativo Zoom para realizar reuniões com os colegas da plataforma OpenExO e, com o passar do tempo, utilizei-o ao longo de projetos realizados muitas vezes on-line, inclusive desde os primeiros passos da concepção até o desenho do evento SingularityU Brasil Summit 2018, do qual fui um dos diretores e sócio com meus amigos André, Marconi e a HSM.

O que é mais incrível é que essa ferramenta serve tanto para ambientes profissionais como pessoais. Atualmente passei a utilizar o Zoom para acompanhar as tarefas do meu filho remotamente, já que sempre precisamos ter agilidade no dia a dia e também de um sistema de uso fácil e, apesar dos problemas recentes de segurança do sistema, pouco tem me incomodado quando o uso.

No entanto, o que de fato tem incomodado ao ver referências ao Zoom são opiniões de especialistas comparando, por exemplo, os valuations desse com empresas aéreas, como se fizéssemos comparações das cores das laranjas com a forma das bananas.

Image for post
Image for post
Comparando laranjas com bananas

Acreditar que a assimetria de informação com um leitor que em geral tem pouca chance de poder criticar algo que desconhece remete a uma falta de conhecimento de quem apresenta a análise sem detalhar as premissas mínimas. E dada a volatilidade do mercado atual, comparar uma empresa em um mercado de videoconferência com empresas do setor aéreo me parece que demonstra no mínimo ingenuidade.

Se o leitor tiver interesse em entrar nos detalhes técnicos que embasam o valuation do Zoom, recomendo ir na fonte confiável, Aswath Damodaran, uma das principais referências no tema e que publica uma abundância de informações técnicas de seus cursos da NYU, dentre outros.

Adicionalmente, se você ao fim do dia não consegue imaginar usar o Zoom para um bate papo entre amigos ou se sente mais esgotado que o normal, não estamos sozinhos. Neste artigo publicado na Harvard Business Review são listadas algumas das razões e técnicas para evitar a chamada fadiga pelo Zoom.


Stream-worthy

De maneira diferente das que vemos em séries produzidas pelos norte-americanos para Netflix ou Amazon Prime, que quase sempre seguem o arco criativo da jornada do herói, a série Fauda, em cartaz no Netflix, é uma grata surpresa.

Image for post
Image for post

A nota alta no IMDB (8.3 no momento que escrevo este artigo) já se destacou. Tive a oportunidade de assistir os primeiros episódios da série produzida nestes últimos dias e percebi de fato a proximidade com os fatos históricos e a distância de séries pasteurizadas e comparáveis (Ok, eu gostei de Jack Ryan da Amazon Prime também e recomendo).

Esta pequena nota da Época e uma entrevista com o criador e autor de Fauda, Lior Raz, dá uma boa prévia do que você pode ver on-line e não vai se arrepender.


Old but gold

Há uma grande chance de você estar lendo este texto na tela de um smartphone, em especial se sua conexão com a marca da Apple for, por exemplo, além da tecnologia, no design e no foco com propósito dos seus fundadores de questionarem o status quo.

O fato é que muitas pessoas até recentemente faziam as chamadas tours empreendedoras ao Vale do Silício para ver de perto locais como a Garagem da HP e as sedes estreladas da Google e Apple. Com a mudança do nosso mundo e as restrições às viagens, eu também cortei abruptamente todos os meus planos, por razões óbvias. E para quem me conhece um pouco melhor, sabe que sou fã de tecnologia (primeiro PC aos 11 anos de idade) e de aviação (em média viajo 150.000 km por ano).

Image for post
Image for post
Minhas viagens de 2020, até o dia 13 de Março (Fonte: TripIt)

E foi em uma das viagens recentes que fiz em janeiro deste ano para um cliente do setor de óleo e gás que tive oportunidade de ver duas vezes o documentário General Magic. Gravado de forma quase artesanal e com um instinto que motivou o roteirista a acompanhar o começo da empresa que poucos conhecem, mas que motivou muito do que dominamos hoje sobre o Vale do Silício. Siga o link para assistir o trailer do documentário.

General Magic poster
General Magic poster
General Magic

Conteúdo on-line

Nas últimas semanas aproveitei a oportunidade de participar de algumas das famosas Instagram Lives para organizar no meu perfil do Instagram também alguns dos conteúdos que eu já havia gerado. Neste link aqui você acessa diretamente o meu perfil no Instagram, neste segundo link você pode conferir um bate papo que fiz com Eduardo Marques do iCities (falamos sobre a adoção de tecnologias emergentes para melhorar a vida nas cidades) e neste terceiro link, um papo com Ana Médici, jornalista e co-fundadora do programa Planeta Startup (conversamos sobre como algumas empresas aceleraram sua transformação digital em momentos de crise como a que estamos passando).

Nesta semana, dia 21 de maio, retorno on-line para dois papos com empreendedoras que admiro: Helena Brochado me recebe às 16h, na quinta-feira, no seu perfil do Instagram, para falarmos justamente sobre este periódico e minha perspectiva sobre o momento que estamos vivendo.

Às 17h30 do mesmo dia, converso com Débora Tessler no seu perfil do Instagram para o seu projeto Dvora Connection com o tema “Tornando-se antifrágil: insights e ferramentas para pessoas e organizações”. Ambas as gravações estarão disponíveis também nos perfis delas e no meu logo após as transmissões.


Esta é a terceira edição do meu periódico Overview Effect, onde trago minha visão de assuntos envolvendo tecnologia, negócios e inovação (entre outros). Este conteúdo é sempre divulgado por e-mail e publicado abertamente nas minhas redes sociais. Clique aqui para acessar as edições anteriores e fique à vontade para comentar este texto no post ou por e-mail em caso de qualquer crítica ou sugestão.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store