Como vender suas fotos e vídeos online

Viva com sua criatividade

A vida de filmmaker/fotógrafo não é fácil. Além da necessidade de desenvolver sua criatividade e manter-se atualizado com as tendências, é necessário sobreviver. É por isso que a maioria opta por empregos totalmente diferentes da sua arte. O que muitos não sabem é que existem mais opções para se fazer dinheiro com suas fotos, ilustrações e vídeos.

Por outro lado, há um grande mercado em crescimento que passa desapercebido pela maioria das pessoas — os bancos de imagens. Os compradores de fotos e vídeos não são apenas as mega empresas, grandes agências e grandes editoras. Esse é um movimento global de rápido crescimento. Ao se trabalhar de forma focada e utilizando os sites corretos, mais do que nunca antes, é possível desenvolver uma renda a partir de fotos, imagens e vídeos vendidos pela internet.

Por que você deve vender suas imagens e vídeos?

1. Diversifique suas rendas

Esse é um conselho que qualquer consultor financeiro vai te dar. Ao ter formas de ganho diferentes, você garante segurança e pode analisar quais esforços valem mais a pena.

2. O dinheiro entra todo mês, mas você só trabalha uma vez.

Você não precisa parar o que está fazendo. Escolha um mês por semestre para selecionar e publicar seu material. Durante todos os outros meses você não precisa fazer nada, apenas observar seus ganhos.

3. Ganhe dinheiro com/para suas viagens.

A maioria das fotos e vídeos que eu vendo foram feitas durante viagens. E normalmente, é em viagens que eu invisto meu retorno. Em 2015, comprei passagens por cidades americanas utilizando apenas meus créditos de bancos de imagens.

4. Ganhe dinheiro com imagens do passado.

Essa é a melhor parte. Você não vai começar hoje — você já começou! Se você já tem um backup de vídeos e imagens, já é possível fazer upload do seu primeiro material.

5. Desafie­-se

Entrar em desafios como esse podem te ensinar muito sobre o lado comercial da sua arte. Automaticamente você se obriga a estudar as tendências do mercado.

6. Ganhe em dólar

Esse é um dos meus pontos favoritos. Todos os ganhos são recebido em dólar (normalmente por PayPal). Com a valorização do dólar você consegue
 comprar acessórios bacanas no eBay ou solicitar saque em reais direto para sua conta bancária.

Quanto eu vou ganhar? É possível viver apenas de Banco de Imagens?

Posso ser sincero? Há diversos fotógrafos e filmmakers que conseguem tirar mais de 5.000 dólares/mês. Mas isso não foi conquistado na primeira leva de uploads. A verdade é que você não vai receber um cheque de 100.000 dólares no primeiro mês e não estará vivendo de banco de imagens em 1 ano. Porém, com um trabalho disciplinado e a longo prazo, tenho certeza que você aumentará sua renda a cada ano. No meu caso, anualmente consigo planejar uma viagem ou trocar alguns de meus equipamentos.

Quais os melhores sites para vender minhas fotos e footage? Por onde começar?

Nos próximos dias, pretendo publicar novos artigos sobre este tema. Meu objetivo é te dar um passo a passo de como fazer isso sem perder muito tempo. De qualquer forma, é importante que você se inscreva ainda hoje. Ao que tudo indica, a “idade” de sua inscrição é diretamente relacionada com a visibilidade do seu material, ou seja interfere nos seus ganhos. Para inscrever-se utilize o link abaixo:

Inscreva-se no Shutterstock