‘MARIANA’

@foradarotaporisana
Sep 4, 2018 · 2 min read

Christian Cravo narra em 28 fotografias memórias humanas da maior tragédia ambiental do país

Foto: divulgação Via Press

Prossegue na CAIXA Cultural Salvador até 21 de outubro, a exposição inédita Mariana, do fotógrafo baiano Christian Cravo. Traz 28 fotografias impressas em fine art que retratam as memórias humanas da maior tragédia ambiental do país: o rompimento, há três anos, da barragem de Fundão, que vitimou fatalmente 19 pessoas e desabrigou centenas de famílias em Mariana — Minas Gerais.

Nas ruinas dos lares, devastados em segundos pela onda de mais de 2,5 metros de lama e rejeitos de minério, Christian Cravo registrou durante três dias os vestígios das vidas varridas nos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo. Objetos, roupas e calçados enlameados, retratos cobertos pelo barro e casas destroçadas são fotografados em 28 obras que documentam a dor do desastre, ao mesmo tempo em que relevam a beleza em meio à tragédia.

“Tento trazer a esse trabalho uma memória iconográfica que o tempo congelou. São objetos que pararam naquele instante em que a lama chegou. O momento eterno que representa o fim daquela sociedade”, resume Cravo. A exposição é acessível para pessoas com deficiência visual, com textos e legendas em braile, além de audiodescrição das fotos.

Horário: De terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, na CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro).

Entrada franca.

@foradarotaporisana

Written by

Broadcast Mídia ⎮Meio Ambiente ⎮Cultura⎮Arte ⎮Cidadania ⎮Educação⎮Mobilidade

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade