MUSIK-Expedition 4th edição Expedição Musical 2019 - Retrospectiva

Forno Harmônico
Aug 22, 2019 · 8 min read

Passo a passo:

entre 19 e 31 de agosto em São João del-Rei, aconteceu a 4a edição do MUSIK-Expedition: Expedição Musical 2019 em São João del-Rei.

Concerto Coral e Orquestra MUSIK-Expedition 2019

Para ver e ouvir os demais concertos e recitais, acesse nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjYXvE6oNb_guhtUEYj2E7w

A Exposição da MUSIK-Expedition 2019 ficou exposta no Barteliê entre 10 e 31 de agosto de 2019

A abertura do festival, no dia 19 de agosto, segunda-feira, aconteceu no Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa), onde a 4a edição da Expedição Musical 2019 deu o seu PRIMEIRO PASSO:

Fotos: Silvana de Carvalho Silva

PRIMEIRO PASSO: A professora Dra. Maria Leônia Chaves ministrou a palestra de abertura contando um pouco da relação de Spix & Martius com os povos indígenas da Amazônia em sua fascinante Expedição de 10.000km pelo solo brasileiro entre 1817 e 1820. A venezuelana Maria Betânia Hernandez (UNILA) e o Trio In-Comum, formado pelos músicos locais Gabriel Resende Monteiro (violão), Milena Lopes (pandeiro) e Laura Ann Singh (EUA) prestaram uma homenagem à música latino-americana e à música popular brasileira.

Fotos: Pedro Lago e Silvana de Carvalho Silva

SEGUNDO PASSO: No dia 20 de agosto, terça-feira, o percussionista e graduando em Educação Musical (UFSJ) Thales Pereira ministrou a Oficina ‘Pandeirada’ no Centro Cultural da UFSJ, levando os participantes a desenvolverem uma nova relação com o pandeiro. Enquanto isso, no Departamento de Música da UFSJ/CTAN, o regente Modesto Flávio Fonseca fazia o primeiro ensaio com a Orquestra de Cordas da MUSIK-Expedition, preparação para o grande concerto do dia 30 de agosto, na igreja do Carmo. A noite, o músico e pesquisador Yuri Vieira (UFSJ) ministrou uma palestra sobre sua premiada pesquisa sobre ‘A musicalidade negra na linguagem dos sinos’. Em seguida, o fotógrafo e violonista Hélio de Thadeu Mendes apresentou o workshow ‘ImaginaSons’ mesclando a fotografia e a música descritiva.

Fotos: Silvana de Carvalho

TERCEIRO PASSO: No dia 21 de agosto, quarta-feira, o luthier Daniel Mendes ministrou uma palestra sobre manutenção, conservação e regulagem de instrumentos no DMUSI/CTAN. Enquanto isso, o Batata Trio e seus amigos preparava seu repertório na sala de ensaios do Conservatório. A noite, o workshow ‘Laboratório de Criação, Composição e Improvisação’ contou com a presença de dezenas de músicos locais e convidados internacionais que tiveram a oportunidade de fazer música com Ian Guest, educador musical e compositor de extrema relevância para a história da música brasileira, que coordenou a atividade.

QUARTO PASSO: No dia 22 de junho, a Oficina de Flauta Transversal com Rodrigo Frade e a Oficina de Pandeiro com Thales Pereira continuaram. Além disso, o Conservatório promoveu um recital e uma roda de conversa sobre a vida e a obra de Pe. José Maria Xavier, que completaria 200 anos no dia 23.

As oficinas e workshows contaram com a presença do fotógrafo Ian Franklin, que participou da oficina de pandeiro e ainda tirou algumas belíssimas fotografias, veja só:

Fotos: Ian Franklin

QUINTO PASSO: No dia 23 de agosto, sexta-feira, o Batata Trio e seus Amigos se apresentam no Kong Food Bar às 20 horas. Em seguida, Klênio Daniel convida Isis Ferreira para uma homenagem a música de Minas Gerais. Enquanto isso, no Conservatório a orquestra da Instituição prestou sua homenagem ao patrono da Instituição, o compositor e padre José Maria Xavier.

SEXTO PASSO: No dia 24 de agosto, sábado, o Passeio da Expedição Musical em Tiradentes foi guiado pelo historiador Felipe Araújo Xavier e acompanhado pela palestrante Junia Bretas.

Fotos: Pedro Lago

SÉTIMO DIA: Em 25 de agosto, domingo, a Expedição Musical realizou uma Expedição pela Serra de São José entre São João del Rei e Tiradentes. Após a caminhada, a anfitriã Glicéria recebeu os tripulantes para uma tarde de feijoada e roda de samba. Para encerrar o final de semana, o domingo da Expedição Musical terminou com a deliciosa Pizza Raro nas Águas Santas.

Fotos: Pedro Lago
Fotos: Pedro Lago

OITAVO PASSO: No dia 26 de agosto, segunda-feira, teve início a oficina Harmonia do Choro com Álvaro Maia no Solar da Baronesa, início da formação do grupo de Choro ‘Amigos do Seu Oswaldo’, que buscar conhecer mais de perto a obra do compositor são-joanense Oswaldo de Paula

Fotos: Silvana de Carvalho

NONO PASSO: No dia 27 de agosto, a violinista venezuelana Maria Betânia Hernandez (UNILA) se apresenta junto com Pedro Pecher (piano). O violão brasileiro foi representado por Aires Starling (Assovio/UFSJ). O grupo de câmara do Departamento de Música da UFSJ se apresentou sob a regência de Modesto Flávio.

Fotos: Silvana de Carvalho

DÉCIMO PASSO: No dia 28, no Teatro do Conservatório, o Quarteto Vocal MusVoice (UNILA) se apresentou contando com a participação de músicos são-joanenses e alemães, em seguida o flautista Rodrigo Frade e seus amigos abrilhantaram a noite com um repertório eclético que contemplava desde os amantes de Pink Floyd até a música classica. Para encerrar a noite, o Batata Trio e seus amigos (UniKoblenz) contou com a participação especial do médico alemão residente em São João del-Rei, Julian Stemmler.

Fotos: Silvana de Carvalho

DÉCIMO PRIMEIRO PASSO: No dia 29 de agosto, no Teatro Municipal, o Grupo de Choro da Expedição, formado por músicos locais com a participação dos convidados internacionais, prestou homenagem aos 101 anos de nascimento do compositor de choros e valsas, Sr. Oswaldo de Paula, precursor do ensino de música popular no Conservatório.

DÉCIMO SEGUNDO PASSO: No dia 30 de agosto, a Orquestra e Coral da Expedição Musical, sob a regência de Modesto Flávio Fonseca, apresentou-se na Igreja do Carmo prestando homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor e padre José Maria Xavier. Um feito marcante para a Expedição deste ano, já que foi a primeira vez que os responsórios do padre foram tocados na íntegra.

DÉCIMO TERCEIRO E ÚLTIMO PASSO: No dia 31 de agosto, a Rua Marechal Bittencourt, a famosa Rua da Zona, foi palco de uma grande mostra da nova música brasileira, com a apresentação do trabalho autoral de diversos artistas e bandas locais como Marcio Luiz 7 cordas, Marlon Wesley, Pedro Pecher, Guilherme Faria, Luiz Nascimento, Remédio Sem Causa, Captain Lopes. Por fim, a banda da Expedição, formada por músicos são-joanenses e convidados internacionais, encerrou a eclética noite de concertos de encerramento da Expedição Musical.

O último dia de Expedição Musical 2019 promoveu mais de 5 horas de shows ao ar livre, na Rua Marechal Bittencourt, mais conhecida como Rua da Zona, centro histórico de São João del-Rei.

Legados da MUSIK-Expedition 2019:

Camisas da Expedição Musical 2019: Arte por Isabelle Capanema

Estimativas (aproximadamente…):

  • 24 horas de shows, recitais e concertos
  • 36 horas de ensaios
  • 48 horas de oficinas
  • 13 dias de imersão cultural, oficinas, palestras, passeios e visitas guiadas
  • 8 artistas convidados internacionais
  • 72 artistas e agentes culturais locais envolvidos
  • 15 empresas locais e 12 orgãos/instituições apoiaram de algum modo
  • 5 instituições musicais e educacionais parceiras (Orquestra Lira Sanjoanense, Conservatório, UNILA, UniKoblenz e UFSJ)

AGRADECIMENTOS:

O Instituto Spix & Martius agradece aos parceiros da Expedição Musical 2019

Parceiros, colaboradores e apoiadores
Cooperação

O festival é realizado de modo independente e colaborativo por meio da iniciativa da sociedade civil são-joanense organizada por meio do Instituto Spix & Martius, com o apoio de relevantes instituições musicais e educacionais e o apoio de empresas e cidadãos locais que juntos fazem as Expedições acontecerem desde 2016.

Apoio Institucional

Em breve:

Você confere os melhores momentos do festival no nosso canal no YouTube:

Acompanhe o nosso canal no Youtube — Clique aqui!

Mais informações no site do Instituto Spix & Martius:

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade