MUSIK-Expedition: Expedição Musical 2016

Expedição Musical 2016— 1a Edição: São João del-Rei

Vamos falar da MUSIK-Expedition 2.017?
Aqui você acompanha, tim tim por tim tim, cada PASSO da Expedição Musical 2017
Edição 01/2017 O Jornal da Jornada da Expedição Musical 2017

A Ficha Técnica / O TEvEP:

Tempo (Quando?)

UNIMUS / MUSIK

21/06/2017 a 16/07/2017:
Expedição São João del Rei —>Alemanha

MUSIK / UNIMUS

16/08/2017 a 10/09/2017:
Expedição Alemanha —> São João del Rei

Eventos (O que?)

  • UNIMUS Koblenz: Festival, junho/17
  • MUSIK-Expedition Erlangen: seminário, workshops e concerto, julho/17
  • UNIMUSIK-Expedition São João del Rei: Festival, agosto e setembro 2017

Espaços (Onde?)

São João del Rei (MG), Koblenz, Erlangen e Hochstadt (ALE)
A MUSIK Expedition passa por distritos e cidades da região convidando aos músicos e instituições musicais do Rio das Mortes, Prados, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Carrancas, Ouro Preto, Mariana e mais…)

Pessoas e Instituições (Quem?)

Instituto Spix e Martius, UFSJ, Conservatório PJMX, UNIMUS Koblenz, CEG Erlangen, Forno Harmônico e demais instituições e agentes musicais e culturais da cidade e região convidad@s: Orquestras, bandas, instrumentistas, regentes, oficineiros, luthiers, escolas de música, gestores, arte-educadores, construtores de instrumentos, produtores, fotógrafos, videomakers, jornalistas, designers, programadores, palhaços, artistas de rua…

Em 2016 apoiaram a Expedição: a Prefeitura Municipal, a Sociedade de Concertos Sinfônicos, Banda Teodoro de Faria (SJDR), Santa Cecília (Resende Costa), Orquestra Ramalho, Lira Ceciliana (Prados), Ramalho (Tiradentes), Centro de Referência Musicológica (CEREM), UFSJ Universidade Federal de São João del-Rei, Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (PJMX), Biblioteca Municipal e Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB), Universität Koblenz-Landau (Koblenz-ALE), Gürzenich-Chor (Colônia-ALE).

Colaboraram também, com permutas e doação de serviços, alguns hotéis, restaurantes e bares da cidade. Na primeira edição, o evento foi feito de maneira 100% colaborativa, com recursos próprios, permutas e doações, sem o apoio de nenhum mecanismo de incentivo fiscal.

Mas, e agora… Como?

Para concretização do intercâmbio cultural e músical em ambas as vias (de lá pra cá, daqui pra lá) a MUSIK Expedition 2.017 se divide em duas fases:

1a fase: entre 21 de junho e 16 de julho de 2017.

ida de 10 músic@s são-joanenses à Alemanhã para integrar a orquestra e o festival na Universidade de Música de Koblenz (UNIMUS) em junho de 2017 e para participar de um seminário e concerto em conjunto com o Gymnasium de Música de Erlangen (CEG)

2a fase: entre 16 de agosto e 10 de setembro de 2017.

vinda de 10 músicos alemães para São João del Rei para integrar a orquestra da MUSIK-Expedition junto aos musicos do DMUSI/UFSJ e do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier (PJMX), além de músicos convidados das demais orquestras e bandas da região.

Padrinhos, Parceiros e Apoiadores

Como investir no projeto, apoiar @ músic@, e ser um parceiro da Expedição? (link EU APOIO)
Quanto? Nossa equipe calcula que custo mínimo viável de uma viagem de 20 dias — incluindo passagem, alimentação (universitária, popular) e hospedagem (solidária) seria de aproximadamente R$ 5 mil reais (custo por pessoa). O projeto visa subsidiar 50% do valor total dos custos da Expedição, captando recursos via editais, crowdfunding e através de contruibuições expontâneas nos eventos.

Integrantes, Expedicionários, Co-laboradores

Como participar, fazer parte e fazer acontecer a Expedição? Quero ser um expedicionário! (link EU FAÇO!)
O viajante interessado deve investir na sua Expedição, arcando com os outros 50% deste valor mínimo viável, ou investindo o valor equivalente a sua passagem aérea.
Fechando o balanço 2016:

Em 6 de fevereiro foram disponibilizados os áudios do Concerto da MUSIK 2016 na íntegra. As músicas foram somente pré-masterizadas e ainda passam por processo de tratamento e edição. Para ter acesso a prévia deste material acesse o canal do YouTube do Instituto Spix e Martius.

Retrospectiva MUSIK-Expedition 2016

Todos os certificados de participação foram enviados por e-mail para os participantes que solicitaram.

  • VER LISTA de certificados emitidos
  • SOLICITAR certificado

Ultimas notícias! Extra! Extra!

Em 02 de fevereiro de 2017 a cidade de São João del Rei recebeu de volta o embaixador-fundador do ISM — Instituto Spix & Martius após sua viagem de 30 dias pela Alemanha em busca de parceiros e apoiadores para a 2a edição da MUSIK-Expedition.

Lucio Barreto traz em sua bagagem de volta infinitas possibilidades e enorme probabilidades de atuação conjunta entre as instituições educacionais e musicais da Alemanha e a Universidade Federal e o Conservatório Estadual de Música de São João del-Rei. A MUSIK 2017 promete promover um intercâmbio cultural, acadêmico e musical ainda maior neste ano e deve superar o marco de 44 eventos em 13 dias de 2016. O Festival tem início logo após a novena de N. Sra. da Boa Morte (16 de agosto) e se estende por 3 semanas de oficinas, workshops, palestras, recitais, concertos e o grande concerto final, após o feriado da independência, encerrando-se no domingo, dia 10 de setembro de 2017.

Em 17 de janeiro de 2017 (às 17 horas no Brasil, às 20h na Alemanhã) o fundador do Instituto Spix e Martius apresentou a estudantes e pesquisadores da UNIMUS — Koblenz um pouco da história da cidade de São João del Rei e da passagem por essa cidade de dois pioneiros pesquisadores alemães, que dão nome e inspiração ao Instituto. http://institutospixmartius.com.br/os_pesquisadores

O embaixador cultural são-joanense Von Lucio, levou em sua bagagem para a Alemanha um pouquinho de cada um dos mais de 150 artistas que colaboraram e tornaram a MUSIK-Expedition: Expedição Musical uma realidade. Às vésperas do aniversário de 200 anos da Expedição, curiosamente, a distância entre as cidades de São João del Rei e Erlangen é aproximadamente de 10.000km, a mesma distância percorrida por Spix e Martius entre 1817 e 1820.
A MUSIK-Expedition — Expedição Musical 2017 já começou!
Planejamento Estratégico 2017 — Instituto Spix & Martius
Agenda da MUSIK-Expedition 2017:
Um histórico da MUSIK-Expedition 2016 — primeira edição:
De 16 a 28 de agosto de 2016, o Instituto Spix & Martius em parceria com o Forno Harmônico, promoveu um festival colaborativo e internacional de música durante 13 dias com mais de 40 atrações. A MUSIK-Expedition — primeira Expedição Musical em São João del Rei — homenageou o compositor Pe. José Maria Xavier, patrono do Conservatório Estadual de Música que abriu o espaço para duas semanas de oficinas, workshops, palestras, além de recitais e um grande concerto de encerramento.
Sob a regência dos maestros Christian Jeub, da Universidade de Música de Koblenz (Alemanha) e Modesto Fonseca da UFSJ. No repertório música sinfônica alemã como Beethoven e Schubert e música mineira do século XVIII e XIX como Manoel Dias, Pe José Maria Xavier e Presciliano Silva. A primeira edição da Expedição Musical encerrou-se com o concerto da Orquestra MUSIK-Expedition, formada durante o festival, que reuniu músicos locais, regionais e internacionais.

Missão do Instituto Spix & Martius

O Instituto Spix e Martius cuida do relacionamento entre as iniciativas criativas locais e firma parceria com instituições e coletivos de outras cidades ou países, funcionando como uma espécie de embaixada cultural que promove intercâmbios e facilita residências culturais, inicialmente entre São João del Rei e a Alemanha, facilitando a vinda de músicos e demais artistas e pesquisadores fomentando a economia criativa local e dando visibilidade a música são-joanense no exterior. O ISM oferece também aulas de alemão, música, cursos de formação em gestão e planejamento de projetos culturais.

O ‘Instituto Spix e Martius’ (ISM) foi criado na cidade de São João del Rei com intuito de homenagear e tornar mais conhecidos estes grandes cientistas alemães do século XIX que passaram pelo Brasil, inclusive por São João del Rei percorrendo a Estrada Real em uma expedição que completa 200 anos em 2017.

A MUSIK-Expedition São João del Rei promoveu 44 eventos gratuitos, reunindo mais de 150 artistas atraiu mais de 1200 pessoas às oficinas, workshops, recitais e concertos. É o primeiro passo da Expedição e primeiro ato da criação de um inédito mecanismo de intercâmbios e residências artísticas. Agora, São João del Rei tem um festival internacional e colaborativo de Música para chamar de ‘nosso’!

O Festival abrangeu desde a música sacra, aborigene, ancestral, à erudita e popular após 13 dias de festival e mais de 40 atividades, contemplando a todos os gostos e garantindo o acesso livre e gratuito a todos os eventos (palestras, oficinas, recitais e concertos).

A MUSIK valorizou a diversidade, mostrando um panorama da abundância de estilos, tradições, riqueza e sabedoria musical de São João del Rei. Homenageando seus compositores da música sacra e também da música autoral e independente.

Além da música sacra, erudita e popular teve espaço também a música aborígene.
A abertura da MUSIK-Expedition — Expedição Musical de São João del Rei.
A programação colaborativa da MUSIK-Expedition: Mais de 40 atividades em 13 dias de Festival
O festival propõe a articulação de músicos de todas as instituições musicais da região, com a vinda de convidados internacionais formando uma grande Orquestra. Este foi o objetivo alcançado pela MUSIK-Expedition: uma realização colaborativa do Instituto Spix & Martius e o Conservatório Estadual de Música em parceria com o Forno Harmônico e graças ao apoio e a colaboração voluntária e espontânea da sociedade artística e civil organizada em São João del Rei e região.

Para apoiar a 2a edição da MUSIK-Expedition, você pode começar convidando seus amigos para curtir a página, compartilhando-a e, se você curtiu muito e quer mesmo espalhar MUSIK por aí, pode utilizar a nossa foto de capa! Torne-se um expedicionista, embarque na 2a Expedição!

A MUSIK-Expedition recebeu mais de 150 inscrições de músicos e voluntários para a primeira edição
A Orquestra MUSIK-Expedition: formada durante o Festival, contou com cerca de oitenta musicos locais, regionais e internacionais
Confira todas as fotos no Flickr do Festival: https://www.flickr.com/photos/142747501@N02/albums
Agradecemos a todos os interessados em integrar a equipe, coral e orquestra da MUSIK-Expedition e a todas as pessoas, instituições e empreendimentos que de alguma maneira colaboram para este projeto se tornar realidade!
Forno Harmônico, Orquestras Ribeiro Bastos, Lira Sanjoanense, Sociedade de Concertos Sinfônicos, Banda Teodoro de Faria (SJDR), Santa Cecília (Resende Costa), Lira Ceciliana (Prados), Ramalho (Tiradentes), Centro de Referência Musicológica (CEREM), UFSJ Universidade Federal de São João del-Rei, Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier (PJMX), Biblioteca Municipal e Sociedade Amigos da Biblioteca (SAB), Universität Koblenz-Landau (Koblenz-ALE), Gürzenich-Chor (Colônia-ALE) e a todos os artistas são-joanenses que realizaram junto conosco essa grande jornada.
E nosso MUITO OBRIGADO aos convidados mais que especiais da MUSIK-Expedition:
Christian Jeub (maestro) e Katharina Borsch (soprano)

Os espaços ativados pelos 11 dias de oficinas, recitais e concertos:

Teatro do Conservatório Estadual Pe. José Maria Xavier (PJMX)
Orquestra Ribeiro Bastos
Lira Sanjoanense
DMUSI (CTAN/UFSJ)
Centro Cultural da UFSJ
Biblioteca Municipal
Teatro Municipal

Números da Expedição 2016:

Números da Expedição:

13 dias de festival

  • +44 eventos
  • +80 músicos na orquestra
  • +150 artistas nos recitais e oficinas
  • 7 espaços ativados
  • +12 instituições parceiras
  • + 13 empreendimentos colaboradores
  • +1200 pessoas envolvidas
  • +120 participantes em oficinas
Estamos prontos para mais uma Expedição?!

O que é? O que é?

O que é uma Expedição?

Do latim expeditĭo, é a ação e o efeito de expedir, enviar ou dar curso a algo. Pode ser uma excursão coletiva com destino num ponto distante, geralmente de difícil acesso, com fins desportivos, artísticos, acadêmicos, turísticos ou culturais.

Quem foram Spix e Martius?

Grandes cientistas alemães do século XIX que passaram pelo Brasil em uma expedição. Foram mais de 10 mil quilômetros percorridos entre os anos de 1817 e 1820. Nesta viagem, eles catalogaram a fauna, a flora, fizeram estudos geológicos, atmosféricos e descreveram com riqueza de detalhes as paisagens e locais por onde passaram. Sem falar também na observação sistemática do povo, da língua, da cultura e da música desta época. O legado destes estudiosos é de suma importância para a ciência e a história brasileira. Só na música, deixaram um acervo interessante de instrumentos musicais indígenas. Martius ainda escreveu em partitura 14 canções indígenas, 8 modinhas e um lundu, sendo ele o primeiro de que se tem notícia no Brasil.

O Instituto Spix & Martius

Assim, o ISM pretende se firmar como um escritório colaborativo de produção cultural, promove intercâmbios e residências artísticas, inaugurando um mecanismo inédito de incentivo à cultura pela própria sociedade civil na cidade de São João del Rei.

A MUSIK-Expedition — primeira Expedição Musical — aconteceu entre os dias 16 e 28 de agosto de 2016, às vesperas do ano em que a viagem de Spix e Martius pelo Brasil completa 200 anos.

Acompanhe o passo a passo da próxima Expedição e fale conosco pelo site: www.institutospixmartius.com.br

FanPage: https://www.facebook.com/musikexpedition/

Feedback: E ai, o que você achou da 1a Expedição Musical?

Faça MUSIK! Realize conosco a 2a Expedição ! Colabore dando-nos o seu feedback sobre o que achou da MUSIK-Expedition!

MUSIK Expedição na TV:

MUSIK Expedição nas redes:

MUSIK Expedição no jornal:

http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2016/08/musik-expedition-ira-terminar-amanha-28-evento-realiza-varias-atividades-musicais-desde-dia-16/

MUSIK Expedição nas rádios:

Vem aí a segunda edição em 2017. Não aguardem! Colaborem! Façamos juntos acontecer!
Vem aí a segunda edição em 2017. Não aguardem! Colaborem! Façamos juntos acontecer!