e-Social: a obrigatoriedade que vai mudar a sua empresa
Empresas que faturaram mais de 78 milhões em 2014 deverão enviar informações trabalhistas e previdenciárias a partir de setembro

O e-Social faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), um projeto do governo federal em ação conjunta de órgãos e entidades como: Receita Federal, INSS, Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal e Tribunal Regional do Trabalho.
Este tem por objetivo unificar as informações do empregador com relação aos empregados bem como melhorar a qualidade das informações prestadas ao Estado.
O sistema será utilizado pelos empregadores para cadastrar informações da folha de pagamento, obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.
O sistema recusará cadastros de trabalhadores que tiverem dados inconsistentes, por exemplo, nome com diferentes grafia em documentos distintos, antes será necessário regulamentar os documentos nos órgãos responsáveis.
Caso um funcionário tenha filhos ou se case será necessário informar o sistema.
Uma fiscalização mais ativa
Mais agilidade na consulta das obrigações das companhias, pois todos os órgãos participantes do projeto terão acesso em tempo real sobre as informações pertinentes às suas atribuições, mais garantia de direitos aos trabalhadores já que amplia o controle do governo sobre as empresas além de modernizar o sistema.
Pelo cronograma da Receita Federal as empresas que faturaram mais de 78 milhões em 2014 deverão enviar para o e-Social as informações trabalhistas e previdenciárias a partir de setembro deste ano.
As empresas possuem um prazo apertado e precisam ficar atentas, pois a não entrega das informações ou entrega equivocadas resultaram em multas para o contribuinte.
A obrigatoriedade para as demais empresas, até mesmo micro e pequenas tem previsão para 2017.
Já se sabe que o setor de RH será a área que demandará o maior esforço, através deste infográfico é possível compreender o que muda na rotina:

A Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) disponibilizou vídeos que orientam empresas e o setor contábil em geral sobre o uso da nova ferramenta. Confira no vídeo abaixo os impactos operacionais do e-Social na pessoa jurídica:
Confira outros vídeos: http://goo.gl/ftRzmf
Referências:
Pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões só terão mais um ano para se preparar para a entrega dos…www.contabeis.com.br
http://jornalaraxa.com.br/coluna/pagina/id/488
Foto: http://www.cmmr.adv.br/noticias/o-e-social-deve-ser-adiado-pela-quarta-vez-agora-para-2017/
Infográfico: http://pt.slideshare.net/seniorsistemas/esocial-nfogrfico-o-que-muda-na-rotina-do-rh