#TrazendoVisibilidade “O mundo já está perdido mesmo” mas será?

Fran Brito
4 min readSep 5, 2019

--

A questão central desse post não é nos aprofundarmos nos recentes acontecimentos na nossa Amazônia, no Dia Do Fogo, ou mesmo no quadro geral sobre desmatamento e queimadas, porque eu os trataria sendo muito mais incisiva e com uma maior profundidade.

O que eu quero comentar hoje é sobre o fenômeno do sentimento de impotência que determina a falta de ação, algo que diariamente já nos cerca, mas em tempos que pipocam alguns acontecimentos mais graves, parece quase nos sufocar.

Tenho certeza que, pelo menos uma vez, se você é alguém informado e minimamente preocupado com o seu futuro, você já deve ter tido/dito algum dos seguintes sentimentos/pensamentos:

  • “Mas eu não sei como ajudar.”
  • “Não adianta só eu fazer, não vai mudar nada.”
  • “Não tem mais o que fazer.”
  • “O mundo já está perdido mesmo.”
  • “Vamos todos morrer de qualquer jeito.”

Entre outros, não é mesmo?

Ninguém sabe muito o que fazer, ou por onde começar. Nós temos a ideia geral de que sim, precisamos fazer “alguma coisa”, tomar alguma atitude, cobrar alguma atitude, mas não temos uma espécie de “plano de ação”, não fazemos nada, nos frustamos, nos alimentamos de todos os tipos de pensamentos negativos de que o mundo está péssimo e aí não fazemos nada mais ainda, porque acreditamos que nada irá funcionar, continuamos prejudicando o mundo e criamos um ciclo vicioso.

E aqui eu não tô querendo dizer ‘pense positivo e áreas verdes vão ser restauradas milagrosamente no mundo’, não, há diversas questões que atravessam essa pauta, com certeza, há uma série de decisões e ações que foram (e estão sendo) tomadas no mundo inteiro, em diversos países e governos, mas que também foram (e continuam sendo) tomadas individualmente por todos nós.

Todas as nossas ações culminaram na situação ruim que temos hoje, eu sei. Mas o ponto mais importante que quero chamar atenção e que precisa se tornar suficiente para nos tirar da inércia e quebrar o fenômeno da impotência que gera a falta de ação é que: ainda temos algo.

Ruim ou não, ainda estamos aqui. Ainda estamos vivendo aqui e ainda precisamos desse mundo.

Além de nós, muitos de nós, provavelmente, terão ou já tem filhos (fora as outras milhões de pessoas no mundo) e adivinhem só: todos eles vão viver aqui. Nesse mundinho de hoje. Bom, não exatamente de hoje, talvez pior que hoje.

Então, com base na minha atual verdade sobre entrar em ação, que é: planejar muito não vai dar resultados tão cedo, agir, mesmo que sem planos, vai, eu os convido a fazerem algo hoje. Eu sou muito exagerada e até perfeccionista em muitas coisas, mas um tempo atrás eu li que “melhor feito do que perfeito” e acredito que cabe muito bem aqui.

Para mudar algo, não planeja muito não, só vai. Os detalhes você vai acertando no caminho.

Você está aqui, hoje e agora, vivo, consumindo, produzindo, comendo, fazendo escolhas todos os dias. Comece fazendo 1 escolha diferente. Sem muita profundidade em cada uma, nesse primeiro post sobre o assunto, aqui estão algumas escolhas a serem feitas hoje:

  • Tire os aparelhos eletrônicos da tomada de noite;
  • Tome banhos mais rápidos e não desperdice água, como fechando a torneira ao escovar os dentes;
  • Separe o lixo (comece separando o lixo úmido do seco, por exemplo);
  • Doe os materiais recicláveis aos catadores (o aplicativo Cataki fornece vários contatos) ou entregue para a coleta seletiva;
  • Controle seu consumismo (se pergunte: eu preciso desse produto? eu não tenho nenhum outro que faz o mesmo efeito?);
  • Opte por produtos de material reciclável, cruelty-free e/ou vegan;
  • Tente comprar produtos orgânicos e fortalecer produtores locais, se possuir contato com essa informação;
  • Não compre animais silvestres;
  • Diminua o consumo de carnes (comece aderindo a #SegundaSemCarne);
  • Se posicione a favor do abate digno/humanitário, enquanto essa for a realidade dos nossos animais;
  • Se alinhe politicamente (no seu direito de votar, por exemplo) a políticos que apoiem essas causas e tenham projetos nesse sentido;
  • Não jogue lixo na rua e reaproveite o que der;
  • Evite sacolinhas de supermercado (use a ecobag), canudos e outros plásticos;
  • Ande mais a pé;
  • Se engaje em causas sociais.

Vamos pegar nosso privilégio de poder mudar e realmente mudar. Eu também estou no caminho de implementar muitos deles ainda, mas estou dramaticamente comprometida, vem comigo.

Mas vem agora, não depois.

Se quiser ficar um pouco mais nesse assunto e correlatos, dá uma olhada nesses links:

10 MANEIRAS DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. Disponível em:<https://escolakids.uol.com.br/ciencias/10-maneiras-preservar-meio-ambiente.htm/>. Acesso em: 31 de set de 2019.

“A culpa pela mudança climática não é das vacas, é das pessoas”. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/08/ciencia/1565285624_326508.html>. Acesso em: 31 de set de 2019.

Bituca de cigarro: uma grande vilã ambiental. Disponível em:<https://www.ecycle.com.br/1894-bituca.html>. Acesso em: 31 de set de 2019.

Cidades no mundo vão recolher bitucas e criar “Montanha da Vergonha”. Disponível em:<https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/cidades-mundo-recolher-bitucas-montanha-da-vergonha/>. Acesso em: 31 de set de 2019.

Novos carnívoros exigem tratamento digno dos animais e abate humanizado. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/08/1322165-novos-carnivoros-exigem-tratamento-digno-dos-animais-e-abate-humanizado.shtml>. Acesso em: 31 de set de 2019.

O Lixo e seu impacto ambiental. Disponível em:<ambscience.com/o-lixo-e-seu-impacto-ambiental/>. Acesso em: 31 de set de 2019.

ONU recomenda mudança global para dieta sem carne e sem laticínios. Disponível em:<https://olharanimal.org/onu-recomenda-mudanca-global-para-dieta-sem-carne-e-sem-laticinios/>. Acesso em: 31 de set de 2019.

O que se sabe sobre o ‘Dia do Fogo’, momento-chave das queimadas na Amazônia. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49453037>. Acesso em: 31 de set de 2019.

Reduza seu consumo de carne. Disponível em:<https://www.greenpeace.org/brasil/participe/reduza-seu-consumo-de-carne/>. Acesso em: 31 de set de 2019.

--

--

Fran Brito

— mesmo na correria, eu sigo em busca das sutilezas. não posso deixar as distrações passarem batidas | ryane leão ✨