Evolução do Mononito para MFE
Desafios e oportunidades na evolução arquitetural de Monolito para Micro Front-End — PARTE 1
Fala pessoal, tudo blz?
Hoje vou trazer um case muito legal em um projeto de evolução arquitetural. Os desafios de migrar páginas estáticas hospedadas no Weblogic para Buckets S3 na AWS utilizando o padrão arquitetural de Micro- Front-end.
Antes de mais nada o que é Bucket S3 e MicrofrontEnd?
Bucket S3 ou ou Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) é um serviço de armazenamento de objetos que oferece escalabilidade, disponibilidade de dados, segurança e performance.
Micro-Front-ends é um padrão de desenvolvimento web front-end que vem sendo amplamente adotada como um modelo arquitetura no qual um único aplicativo pode ser construído a partir de construções diferentes. É análoga a uma abordagem de microsserviços.
Evoluir para um arquitetura mais desacoplada e composable que prevê uma plataforma modularizada é uma estratégia ambiciosa e ao mesmo tempo desafiadora. Por isso é necessário sempre avaliar prós e contras.
A necessidade da evolução arquitetural que menciono nesse artigo foi motivada pelo:
- Baixo acoplamento
- Maior resiliência para o negócio
- Evolução da tecnologia
- Redução de custos
- Isolamento de contexto
- Flexibilidade
Quando falamos em Micro-Front-End o que vem logo em mente é a evolução do Front-End em micro partes de um Front-End, mas além da arquitetura física, uma parte muito importante também é alterada.
Todo o ciclo de desenvolvimento e a estrutura de um time é movimentada, pensando em próximos passos como aplicativos modulares.
Quando se recorre ao padrão Micro Front-End, normalmente é exposto:
- Problemas organizacionais com times altamente acoplados em um mesmo projeto ou aplicação
- Desenvolvimento concorrente
- Ritmo de lançamento
E onde começamos?
Avalie sua infraestrutura AS-IS e pense no TO-BE. Existem vários players cloud que podem fornecer uma vasta gama de serviços que vão apoiar em sua estratégia.
Avalie seu time. Será o principal impactado na mudança. Entenda como a separação de contextos desacoplando cada módulo poderá ser efetiva para eles.
Composable thinking and composable architecture can only succeed together. An architecture investment without clarity of the mission will not deliver the transformative experience of the composable digital business
O pensamento composable e a arquitetura composable só podem ter sucesso juntos. Um investimento em arquitetura sem clareza da missão não proporcionará a experiência transformadora do negócio digital combinável.
Becoming Composable: A Gartner Trend Insight
Pensar fora da caixa é importante para nos desafiarmos quando se trata em sair de um monolito. A falsa sensação de estabilidade pode no direcionar a um círculo vicioso do “mais do mesmo”.
“The greatest danger in times of turbulence is not the turbulence; it is to act with yesterday’s logic.” — Peter Drucker
“O maior perigo em tempos de turbulência não é a turbulência; é agir com a lógica de ontem.” — Peter Drucker
No próximo artigo irei abordar:
- Desidratação do monolito
- Desenho da arquitetura MFE
- Ganhos
- Aprendizados
Referências:
https://www.gartner.com/en/doc/becoming-composable-gartner-trend-insight-report
https://microfrontend.dev/