Um ‘Bar te Papo’ para falar sobre assuntos polêmicos
— e transformar o modo como conversamos sobre isso
Você sabia que a palavra “polêmico” vem do grego “polemos”que significa “guerra”. Ou seja, o sangue nos olhos já começa com a origem da palavra e só vai aumentando na medida em que o acesso e a facilidade de expressar nossas crenças, ideologias e vontades é explicitada na rede ou nas rodas de conversas com os amigos.
Política, futebol, religião e tantos outros temas se transformaram em assuntos carregados de ódio, intolerância e polarização. Ganharam o rótulo — há muito tempo — de “não se discute” e quando alguém tenta iniciar um papo desse, dá-lhe paulada.
Mas no Guarda-Chuva acreditamos que não dá mais para continuar vivendo dessa guerra, procrastinando essas conversas e adiando o descobrimento de denominadores comuns ou terceiros caminhos para tratar desses temas.

A briga que queremos comprar tem a ver com a abertura de espaços para dialogar sobre essas diferenças. A briga é essa! E compramos.
E na próxima quarta, 11 de maio, damos o pontapé inicial em um projeto que foi incubado no Guarda-Chuva, tomou forma e está vindo ao mundo: o podcast Bar te papo. O projeto foi apresentado pelo guardachuvando Luis Gustavo e tem como premissa colocar um tema na mesa para os barticipantes apresentarem seus pontos de vista.
Se prepare que vai rolar uma gamificação no processo do debate, — quer dizer que vamos utilizar algumas técnicas de engajamento que são comuns em jogos — tudo isso com a proposta de colocar nesse papo alguns valores como empatia, respeito e desenvolvimento de argumentações!
Com o tema: Política — Impeachment ou Golpe. E Depois? a ideia do encontro é reunir um material bem jóia para um podcast. E os temas serão sempre estes, que a gente chama de polêmicos, que são motivos de discórdia e de gente que deixa o grupo da família no whatsapp. Tudo isso para levar os barticipantes a refletirem sobre como podemos conversar melhor sobre temas assim e promover um diálogo mais saudável entre as partes.
Já teve amigo que falou que somos loucos de ‘mexer com isso’ porque vai causar muito atrito, que as pessoas não vão se respeitar… mas o nosso selo de confiança na construção coletiva ainda é maior que o medo de botar um trem desse para rodar! E vamos levar sim um extintor e usá-lo caso o clima esquente!
Já fica o convite para você que gostou da proposta!
SERVIÇO:
Bar te papo | 11 de maio
às 19h na UpStairs Coworking em Poços de Caldas [R. Prefeito Chagas, 100]
PS: estamos levando amendoins. Quem quiser, traga cerveja ou bebida!
O Guarda-Chuva é uma plataforma que fomenta o empreendedorismo criativo no Sul de Minas e apoia projetos criativos e inovadores que causam impacto positivo na sociedade.