A CANETADA

Frazão
Frazão
Aug 8, 2017 · 1 min read

Se existe uma medida que o governo pode tomar, que não precisa de uma análise profunda e que resolve vários problemas é o fim do oligopólio sobre o transporte público. Sem esse oligopólio os problemas de transporte acabarão em meses. Simples assim. Fora que isso melhorará a situação econômica do país e criará mais empregos.

Hoje um grupo de companhias de ônibus “amigas do rei” ganham e mantém suas concessões de forma, no mínimo, suspeita. As regras impostas pelo Estado facilitam a formação de um oligopólio e quem sofre é a população.

Hoje alternativas como Uber e Cabfy mostram que as restrições de mercado impostas pelo Estado criam reservas para grupos específicos como donos de companhias de ônibus e donos de licenças de taxis, prejudicando todos fora desse grupo.

Sem essa interferência estatal intensa sobre o transporte público, a discussão sobre acabar com o Uber ou não nem existiria.

O fim da “política dos amigos” abrirá caminho para várias pequenas empresas de transporte que empregarão e ajudarão a população inundando-a de opções de transporte. E com o aumento da oferta o preço cai.

Mas, enquanto o Estado passar licenças limitadas para seus amiguinhos restringindo a oferta e subindo os preços do transporte público, não adianta ficar chorando o aumento do preço da passagem de ônibus, que, aliás, já é parcialmente paga pelos seus impostos. Entendeu a eficiência dos nossos políticos atuais no gasto do dinheiro público?