Excelente texto Fred, mas tive duas dúvidas:
Lucas Vieira
1

Fala Lucas! Valeu pelo comentário, cara :)

Primeiro ponto: os planos de ação pra atingir os objetivos são definidos com uma frequência pré-estabelecida (ex. a cada 3 meses, 2 meses ou como a organização preferir). A ideia é ter isso rolando automaticamente e sempre puxando pra equipe alcançar objetivos que sejam instigantes e possa sempre puxar a produtividade pra cima. Então, criando um exemplo, digamos que uma equipe qualquer definiu um objetivo em Janeiro: “queremos ter uma página foda no Facebook e que engaje o público”. Como resultados-chave, a equipe definiu que quer uma “quantidade X de likes por semana”, “uma divulgação orgânica dos posts de X por semana” e por aí vai (lembrando que os resultados precisam ser ambiciosos!). Isso, então, é o que a equipe quer estar executando dentro do período estabelecido (como a nossa equipe determinou isso em Janeiro, digamos que eles querem ver esses resultados alcançados no início de Abril).
A apuração e atualização desses resultados, por sua vez, vai sendo feito em um ritmo constante e mais curto, talvez em períodos de 1 ou 2 semanas. A ideia é ir atualizando conforme os resultados-chave vão sendo alcançados ou mostrando progresso. Cada resultado-chave vai receber uma nota de 0 a 1 que representa o quanto aquela atividade já foi concluída. A pontuação do objetivo, portanto, é a média das pontuações de cada resultado. Faz sentido, né?
Depois desse período estabelecido pra concluir os OKRs definidos, a equipe formula novos objetivos pro trimestre (ou bimestre, como preferir) que vai começar e por aí vai.

Segundo ponto: o modelo padrão de OKR eque eu gosto de utilizar é esse que tem aqui: https://docs.google.com/document/d/1OHpQOvZz76_10ebJP2AKvvXUF3H9yd6FC89F5jS4mks/edit?pli=1
É bem tranquilo de preencher e extremamente fácil de visualizar. Fora da tabela dá até pra montar uma lista com o OKR e separar os objetivos pra cada um da equipe, o que é bem legal.

Espero que tenha dado pra entender! Qualquer coisa recomendo fortemente o material complementar que joguei aqui no final do texto e uma lida nesse modelo de OKR que eu te mandei.

Abraço!

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Frederico Guerra’s story.