A tecnologia a serviço da comunicação

Image for post
Image for post

Um dos desafios apresentados pela sociedade, durante o evento de planejamento Nós do Lab, foi o de melhorar a linguagem de comunicação da Câmara com o cidadão. Esse problema foi identificado e discutido nos três eixos temáticos do encontro: Transparência, Participação e Cidadania. Várias críticas e ideias para simplificar e modernizar a linguagem de comunicação da Câmara foram anotadas e discutidas com os participantes do evento.

As críticas

A linguagem usada pela Câmara é hermética. Termos legislativos obscuros. Excesso de juridiquês nos materiais. Linguagem rebuscada. Processo excessivamente complexo para a gente compreender. Faltam manuais para compreender jargões.

As soluções para simplificar e modernizar a linguagem

Resumo do texto de cada projeto em linguagem simples. Traduzir o processo legislativo para o cidadão. Menos formalismos na escrita. Comunicação mais objetiva. Mais clareza no real significado do voto de cada parlamentar (traduzir o voto para o cidadão). Simplificação da linguagem para acompanhamento das proposições. Uso de recursos visuais. Usar multicanais (vídeos, redes sociais). FAQ simplificado da Câmara. …

Frederico Campos

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store