Por um Brasil de Martas, Serginhos, Isaquías e Rafaelas.

Não Neymar, a gente não vai ter que te engolir! Você não é um herói, você não é olímpico, é apenas mais um entre um plantel imenso de jogadores de futebol.

Ouso dizer que você não é nem atleta, porque quem já foi sabe, que ser atleta é muito mais do que técnica, é coração e mente, espectros que você não domina.

A sua técnica é apurada, uma das melhores, porém só isso não é suficiente para compartilhar o espaço destinado aos ídolos. Você não entendeu ainda que disputa um esporte coletivo, que esse símbolo aí no seu peito, representa uma nação, e não um garoto mimado que não aprendeu a dividir.

A glória do esporte não está na marra, no corte de cabelo, ou nas jogadas de marketing, como esse faixinha branca na sua cabeça, a qual você mesmo não deve entender muito do que se trata.

Esse nome que você ta carregando aí na cabeça, deveria ser para você, muito mais do que uma tentativa estúpida de demonstrar que você não é egocêntrico, egoísta e narcisista. Deveria ser um exemplo de liderança, de comportamento e de formação.

A gente não vai ter que te engolir, porque você não é nada. Você é só mais um que vai passar pelo esporte, deixar a sua marca, e ser esquecido. Porque só é eterno aqueles que entenderam o valor do esporte, o valor real de ser um atleta.

A gente não vai ter que te engolir, porque você é temporário, a seleção brasileira, o Brasil sim é eterno, é para sempre. Você será substituído em breve, por outro, que esperamos que seja mais olímpico, mais Marta, mais Serginho. Que seja só mais um Silva, como a Rafaela, e que assim, demonstra que de Silvas é que se faz uma olímpiada, um esporte e uma paixão nacional.

A gente não vai ter que te engolir, porque vamos ter que engolir o apelo da Marta, que depois de liderar uma seleção de guerreiras, pediu que não abandonássemos o futebol feminino. Enquanto que você, perdia mais uma oportunidade de liderar e xingava o Brasil, com a raiva de um menino perdido.

A gente não vai ter que te engolir, porque estaremos muito ocupados, tentando entender o fenômeno chamado Isaquías, um garoto, muleke como você gosta de dizer, que saiu dos confins desse imenso país, para ganhar o mundo.

O menino Isaquías não teve a fama que você teve, não foi carregado, aclamado e endeusado como você! Não saiu no jornal, não pode nem dar o calote no fisco, porque não teve nem de perto a sua fortuna financeira, teve que suar muito para conseguir um espaço decente para treinar.

E mesmo assim ele ganhou, do abandono completo do Brasil, ele se reinventou, ganhou, e se tornou um herói. Um ídolo, um nome que jamais será esquecido.

Por isso Neymar, eu repito, a gente não vai ter que te engolir, porque vamos estar engolindo os nossos Silvas, Isaquías, Martas e Serginhos, que compreenderam o espírito olímpico, honraram o Brasil, lideraram, tudo isso enquanto nós assistíamos você, na balada, na justiça, em cada passo e em cada corte de cabelo.

A gente não vai ter que te engolir, porque agora vamos ter que engolir, amargamente a burrice de não ter compreendido quem são realmente os nossos heróis, os nossos atletas, os nossos ídolos.

Que o legado das Olímpiadas seja esse, a transformação do país do Neymar, em um Brasil de Martas, Isaquías, Rafaelas e Serginhos.

As Olímpiadas vão deixar saudades, já o Neymar…

)
    Frederico Campos Viana

    Written by

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade