Posso estar enganado, mas talvez vc tenha visto o vídeo de uma pessoa criticando sobre a arte moderna. E falando alguns mesmos pontos que vc disse.
É algo milenar, a elite sempre quer ser diferenciada dos demais meros humanos e ter criar coisas que para eles faz sentido e trará essa ideia de elite e resto. A arte infelizmente entrou nisso.
Gostei bastante da explicação sobre arte para vc chegar ao seu ponto, bastante essencial para que se entenda o conceito da sua perspectiva. E muito esclarecedor pelo motivo que a gente ainda mantem bastante esse conceito antigo de arte em nossas mentes, de que a arte ainda é esse conceito de experiencia visual e sensorial e tal… Eu penso que isso ainda existe, pq ainda existem diversos artistas pelo mundo com seus devidos propósitos artísticos, porém essa questão do conceito é o que parece estar por cima de tudo.
Tenho um amigo que me contou uma historia quando ele estava fazendo a faculdades de artes dele. Ele disse que tirou 8 em uma materia, que não lembro, levado um pote de palmito com a propria merda dentro dizendo que era o conceito e visão de que ele tava cagando para a arte… Mas no fundo ele fez aquilo sabendo que por causa dessa questão de conceito ele estaria “certo”. Então no fim ele não fez nada pelo conceito, simplesmente fez merda… hahahaha
Só para chegar ao ponto que quero comentar. Jogos trazem total experiencia, e gosto de que seja chamado sim de experiencia… porém acho que o maior ponto de baterem na tecla de que jogos são arte é que para que seja aceito mais facilmente pelo externo é necessário nomenclaturar como arte. Pessoalmente não acho que precisaria disso, mas talvez seja necessário para polpar esforço de impor um “novo” conceito.
