Frederico Franco
Sep 5, 2018 · 1 min read

Caio, você pretendia argumentar que a cidade de São Paulo está se tornando policêntrica, entretanto, coloca um gráfico que mostra justamente o contrário.

De acordo com os dados do Observatório Sampa, fica claro que a capital é extremamente centralizada. O desenvolvimento tem se espalhado para regiões antes consideradas periféricas, mas partir do centro, ou seja, a prosperidade dos bairros ainda é inversamente proporcional à sua distância em relação ao coração da metrópole. O centro de São Paulo continua a se expandir, mas essa riqueza não está se diluindo pelos diferentes pontos da cidade.

Quase toda a cultura, o dinamismo e os empregos que existem na periferia advêm da atitude e empreendedorismo da própria população, e não de investimentos públicos ou privados, embora haja exceções como os SESCs.

    Frederico Franco

    Written by