Usando UX para melhorar a organização de livros e o hábito de leitura.

Fredson Costa
7 min readMay 31, 2022

--

Seja ficção, romance, literatura infantil ou técnico, os livros carregam palavras que nos ensina, transforma, nos leva para novos lugares e épocas, e para alguns, são os melhores amigos. Somos apegados aos nossos livros. Temos carinho, paixão e até ciúmes, não é verdade? Quem nunca ficou com um pé atrás ao emprestar um de seus queridinhos para um(a) amigo(a) com medo de nunca mais voltar?

Método 5W1H

Why (porquê)

Para quem tem desde um pequeno acervo de livros em casa, organiza-los e até mesmo lembrar que eles existem se torna uma tarefa um pouco difícil. Sabe aquele livro que você tinha e não sabe o que aconteceu com ele? Talvez seja um livro emprestado que nunca retornou.

E será que você já não tem esse livro que está querendo comprar? Conferir em um pequeno acervo pode dar um trabalho ainda mais se você estiver em uma livraria longe dos seus livros.

Ter uma leitura ativa, com constância requer organização. Para alguns é fácil se perder na metade de um livro ou nem lembrar que estava lendo-o. E para os devoradores de livros, é comum se perderem no tempo.

Um organizador de livros virtual é uma solução para tentar resolver esses problemas de maneira prática e sem perda de tempo.

Who (quem)

Suponho que os usuários desse aplicativo serão?

  • pessoas com idade entre 17 e 40 anos;
  • homens e mulheres;
  • pequenas bibliotecas;
  • inicialmente, falantes de língua portuguesa;
  • pessoas com renda a partir da classe média.

When & Where (onde e quando)

Quando:

Suponho que os usuários usarão o aplicativo em vários momentos, como:

  • antes de comprar um novo livro, conferindo no app se já não o possui;
  • antes de ler um livro novo;
  • ao fazer empréstimos de livros para outras pessoas;
  • ao criar e gerir sua lista de leitura.

Onde:

Por se tratar de um aplicativo móvel, como uma estante de livros virtual, o usuário poderá usa-lo em qualquer lugar que tenha internet ou de maneira offline mas com alguns recursos inativos.

What (o quê)

A ideia de estante virtual de livros já é existente, porém a maioria das soluções possuem interfaces com design ultrapassado e com recursos simples. Outros aplicativos não possuem o idioma em português.

Minha ideia de solução para o aplicativo oferece:

  • uma biblioteca com milhares de livros para pesquisar;
  • um buscador de livros por meio de escaneamento do código de barras ou pesquisa por ISBN;
  • a possibilidade de criação de diversas estantes;
  • um timer personalizado para acompanhar a leitura;
  • uma calculadora de tempo restante para um livro;
  • um gerenciador de empréstimos.

How

As métricas que defini para saber se estou no caminho certo na criação do produto são:

  • MAU/DAU (usuários ativos diariamente e mensalmente);
  • retenção de usuários;
  • taxa de sucesso das tarefas;
  • taxa de feedbacks positivos e negativos a respeito de usabilidade e bugs.

Matriz CSD

Antes de formular as pesquisas reuni minhas suposições sobre os usuários e as organizei utilizando a matriz com certezas, suposições e dúvidas, para depois de uma análise, elaborar perguntas em uma pesquisa para que os usuários possam validar ou não essas questões.

Pesquisa

Pesquisa quantitativa:

Depois de formuladas algumas hipóteses sobre livros, leitores e seus hábitos, coloquei em validação por meio de uma pesquisa quantitativa via formulário.

Clique aqui para ter acesso a pesquisa

O formulário foi respondido por 50 pessoas. A baixo apresento alguns dados interessantes:

Personas

Com os resultados da pesquisa quantitativa pude analisar as respostas e elaborar as personas dos usuários do meu produto. A persona me ajuda a entender melhor esses usuários, conhecendo seus pensamentos, tarefas, suas dores e possíveis soluções.

Criei duas personas diferentes, cada uma com suas características, adequando o produto ao contexto de cada uma.

Com as personas, outras pessoas que passassem a integrar o projeto poderiam olhar para as personas e entender melhor o que estamos projetando e para quem.

Persona 1

Persona 2

Mapa da Jornada do Usuário

Utilizei o Mapa da Jornada do Usuário para entender melhor sobre as tarefas que o usuário realiza, mapeando cada interação que ele faz, antes, durante e depois de usar o produto. Seus sentimentos e pensamentos durante essas interações também é mapeado, surgindo novas possíveis alternativas de soluções.

Elaborei uma mapa da jornada para cada persona criada anteriormente:

Mapa da jornada do usuário Amara
Mapa da jornada do usuário Paulo

Pixar Storytelling

Era uma vez a Amara, uma estudante de 25 anos que mora em São Paulo e que possui os mais variados livros em seu acervo.

Todos os dias Amara enfrentava o trabalho de procurar por um livro em seu acervo mas algumas vezes, ela esquecia que o tinha emprestado ou ela não o encontrava.

Um certo dia ela recebeu a recomendação de um aplicativo para ajuda-la nessa tarefa.

Por causa disso ela conseguiu catalogar todos os seus livros e agora sabe sobre todos os detalhes deles, como, onde e com quem estão.

Por causa disso, agora quando empresta um livro, ela tem certeza que o terá de volta no seu tempo certo.

Até que finalmente Amara pôde ter mais tempo e tranquilidade para os seus estudos.

Era uma vez o Paulo, um engenheiro de 36 anos que mora em Salvador, Bahia. Todos os dias Paulo tentava ler algumas páginas de um livro mas raramente lia um livro todo.

Um certo dia ele resolveu pesquisar na internet sobre esse problema e recebeu a recomendação de um aplicativo para o ajudar.

Por causa disso ele passou a ler poucas páginas por dia, terminando assim, um livro completo.

Por causa disso, encontrou outros livros com temas que ele gostava e passou a lê-los.

Até que finalmente, Paulo conseguiu criar e manter o hábito de leitura que sempre quis.

Wireframes

Após os rabiscoframes e criação do esqueleto em baixa fidelidade do aplicativo, desenhei o wireframe de média fidelidade. Dessa forma o aplicativo já ganha uma forma mais realista para validações mais ágeis sem estar em sua forma final, onde poderia resultar em perda de trabalho já feito.

Wireframe em média fidelidade

Tipografia

O aplicativo foi pensado com um design moderno, que conversasse com o público jovem e adulto. Seguindo esse pensamento, a fonte deveria ser moderna e sem serifa. A Source Sans Pro se encaixou bem com esses requisitos.

A quantidade de variações foi outro motivo para a escolha dessa fonte (doze variações) pois daria para trabalhar bem a hierarquia das informações usando os pesos diferentes que a fonte possui.

Cores

Escolhi o azul como cor primária por ser uma cor neutra e segundo o livro ‘‘A psicologia da cores” da autora Eva Heller e outras pesquisas com cores, o azul é a cor mais apreciada entre mulheres e homens.

O vermelho foi escolhido com cor secundária devido ao alto contraste e por também possuir uma ótima aceitação entre mulheres e homens.

Styleguide

Reaproveitamento, tempo e implementação são algumas das questões importantes para se criar um styleguide, sendo assim, os componentes, ícones, campos, botões, tipografia e etc. foram documentados para facilitar mudanças e o gerenciamento.

Fluxo do aplicativo

Abaixo, o fluxo de navegação entre as telas do aplicativo.

Protótipo em Alta Fidelidade

Chegou o momento de ver o aplicativo em sua mais completa forma. Clique no link abaixo para testar o protótipo navegável:

https://tinyurl.com/prototipoemalta
Algumas telas do “Bookify”

Próximos passos

O lançamento do produto ainda é só o começo. É necessário acompanhar o produto e como os usuários se comportam com ele. Deixo alguns passos a serem seguidos posteriormente:

  • Testes de usabilidade;
  • Avaliação de dados e métricas para validação do produto;
  • Acompanhar novas tecnologias para futuras features do produto.

Aprendizados

Nesse case pude notar a importância das tomadas de decisões e validações de ideias logo no inicio do projeto. No andamento da construção do produto percebi que algumas decisões não foram tomadas de antemão o que dificultou e atrasou o desenvolvimento do produto.

Nos próximos projetos irei estruturar melhor as minhas ideias e decisões para serem validadas logo no inicio e assim passar para frente somente aquilo que vale e pode ser feito.

Obrigado pelo seu tempo e leitura :)

--

--