O Que é CMYK ?

Cian, Magent, Yellow and Black(Key)

Fala Galera, beleza total?

Hoje eu queria explicar de uma forma bem simples e rápida o que significa CMYK, essa sigla tão comum quando se trata de impressão.

CMYK em inglês é a abreviatura de Cian, Magent, Yellow and Black
( Ciano, Magenta, Amarelo e Preto ), mas o K também vem de Key, por ser a cor chave, que irei explica mais abaixo em inclusão do preto.

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde

Inclusão do Preto ( cor chave KEY )
O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

  • O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;
  • Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;
  • Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;
  • O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

Resumindo então, sempre que você for fazer algum trabalho que irá precisar imprimir ou enviar para gráfica, faça ele em CMYK, para não ter problemas no resultado final das cores, e se seu trabalho for apenas texto use a proporção C0 M0 Y0 K100, afinal você não gostaria de fazer uma arte super bem feita e na hora de imprimi-la ficar aquela m…. não é ?

Para ter certeza que você está trabalhando em CMYK é fácil basta você dar uma olhadinha ao lado do nome do arquivo que esta trabalhando, fácil né.

É isso galera, espero que tenha entendido, qualquer dúvida só escrever nos comentários. Abraço

Fonte de pesquisa rápida: Wikipédia

Like what you read? Give Fredy Alencar Peres Colombini a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.