Como mensurar os envios de formulário no Contact Form 7 usando o Universal Analytics

Disparando eventos no Google Analytics

Para disparar um evento no Google Analytics é necessário rodar um código JavaScript que comunica ao servidor do GA a ação que foi realizada. De forma geral o código do Universal tem a seguinte forma:

ga('send', 'event', 'category', 'action', 'label');

Os dois primeiros parâmetros — ‘send’ e ‘event’ — são fixos para este tipo de disparo. Já os parâmetros seguintes são justamente os dados que você deseja enviar ao GA no momento em que a ação acontece. Por exemplo, se você nomeou a Categoria como “Formularios”, a Ação como “Envio” e o Marcador como “Formulario de Contato”, seu código ficaria assim:

ga('send', 'event', 'Formularios', 'Envio', 'Formulario de Contato');

E você precisaria fazer com que esse código fosse executado no momento do envio do formulário com algo como um onsubmit no formulário. É esta parte que fazemos com facilidade no CF7.

Usando o hook ‘on_sent_ok’

O CF7 tem um sistema de hooks (ganchos) de JavaScript muito legal que executam um código passado por você quando determinada ação é realizada no plugin. Um hook muito útil para realizar ações após o envio com sucesso do formulário é o “on_sent_ok”.

Você pode encontrar o campo “Additional Settings” (Configurações adicionais em tradução livre) no final da página de configurações do formulário. Basta inserir o seguinte código na caixa de texto (não esqueça de substituir os valores da Categoria, Ação e Label de acordo com o seu planejamento de métricas):

on_sent_ok: "ga('send', 'event', 'Form', 'Submit', 'nome do formulário');
Na imagem de exemplo está sendo usado o formato antigo da tag de eventos (_gaq.push)

Agora, se você configurou corretamente já pode começar a visualizar os eventos ocorrendo na aba de Tempo Real no Google Analytics.

Lembre-se de que os dados no Google Analytics Standard (a versão gratuita do serviço) levam de 24 a 48 horas para serem consolidadas por completo, então é bem possível que antes deste período os seus dados pareçam meio estranhos.

Leia mais:

Para entender melhor a anatomia dos Eventos no Google Analytics:
https://support.google.com/analytics/answer/1033068?hl=pt-BR

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.