Por Felipe Stinchi Pascale

O VAR — Árbitro Assistente de Vídeo, em português — foi a grande novidade na Copa da Rússia no ano passado. Em seguida, o seu uso foi adotado nos mais importantes campeonatos pelo mundo, inclusive na Taça Libertadores da América, tão desejada pelos clubes brasileiros.

Juiz consulta VAR em jogo da Copa (Fonte: ISTOÉ)

E foi justamente em um confronto pela Libertadores que eu, pela primeira vez, senti na pele a estranha sensação de “descomemorar” um gol. No dia 31 de outubro de 2018, no jogo da volta da semifinal da Libertadores, Palmeiras e Boca Juniors empataram por 2 a 2 no Allianz Parque. O…


Por CENTRO DE MEMORIA — UNICAMP

Localizado na Praça Dr. Francisco Ursaia, número 1900, no bairro que leva o nome do tradicional clube campineiro, o Estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, comemora 70 anos nesta quarta-feira.

Com capacidade atual para 17.728 pessoas, o estádio da Ponte Preta já chegou a comportar até 35 mil torcedores, mas reduziu a quantidade para se adequar às novas diretrizes do esporte e para maior conforto das torcidas.

Vista aérea do Majestoso em 1970 (Coleção V8/Acervo CMU).

A ideia de construir um estádio para a Ponte Preta surgiu com o grupo de amigos Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli, torcedores fanáticos do clube…


Por Renata Mendonça, do Blog Dibradoras

Ainda me lembro com detalhes da primeira vez que fui ao estádio. Eu não era tão nova, tinha entre 11 e 12 anos, então já tinha mais consciência do que presenciaria ali. Mas, admito, a experiência superou todas as minhas expectativas.

Lembro quando subi a rua cheia de gente com a mesma camisa que eu, a ansiedade por passar logo pelo portão e viver o jogo como nunca havia visto antes. Lembro da minha pupila, que nunca dilatou tanto quanto quando avistou o gramado de tão perto. O tremor que vinha embaixo dos pés…


A Bridgestone lançou uma campanha que mostra como o futebol, para muitas famílias, é importante na relação entre pais e filhos. Sem dúvida isso se aplica ao meu caso. Assistam ao vídeo!


Por Felipe Stinchi Pascale

Eu estava para escrever sobre esse assunto há algum tempo, e hoje me deparei com a nota oficial do Clube Atlético Paranaense, que transcrevo abaixo e que me deu o combustível que faltava para esse texto sair da caixola para o “papel”.

Mas vamos então começar pela nota do clube. Volto na sequência.

A TORCIDA HUMANA

Artigo 1° — DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS — 1948

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.


Por Eduardo Milioni Uchôa, torcedor do Corinthians

Hoje publico este que é o quinto episódio da série “Memórias de Estádio”. Você tem uma dessas para contar? Topa publicar aqui no blog do Futebolística? Então escreva a sua história (pode ser áudio ou vídeo também) e mande para contato@futebolistica.com.br.

O texto abaixo é todo do meu grande amigo Dudu. Eu apenas inseri umas mídias para contextualizar.

Estádio de futebol, arte ou entretenimento?

Uma das coisas que quase todo brasileiro já nasce gostando é de futebol. …


Por Fernanda Stinchi Pascale Leonardi, torcedora do Palmeiras

Hoje publico este que é o quarto episódio da série “Memórias de Estádio”. Você tem uma dessas para contar? Topa publicar aqui no blog do Futebolística? Então escreva a sua história (pode ser áudio ou vídeo também) e mande para contato@futebolistica.com.br.

O texto abaixo é todo da Fê. Eu apenas inseri fotos e vídeos das referências que ela menciona, caso alguém tenha a curiosidade de saber mais.

Não sei dizer qual foi a primeira vez que fui a um estádio, preciso perguntar isso para o meu pai. Engraçado, não sou fanática por…


Renato e Michel Bliacheriene, torcedores do Corinthians

Hoje publico este que é o terceiro episódio da série “Memórias de Estádio”. Você tem uma dessas para contar? Topa publicar aqui no blog do Futebolística? Então escreva a sua história (pode ser áudio ou vídeo também) e mande para contato@futebolistica.com.br.

Conheci o Renato por acaso num desses grupos de whatsapp — mais especificamente no Exponential Sports, que me foi indicado pela amiga Carla Morgado, parceira lá do programa de aceleração do Founder Institute. De cara percebi que eu e o Renato somos torcedores bem parecidos e empolgados, com exceção de um pequeno…


[Aviso: texto destinado para veteranos, não para categorias de base!]

Eu sei que o blog está fazendo uma série chamada Memórias de Estádio, e que o objetivo central da ideia é proporcionar um espaço para compartilharmos — ora vejam só — memórias de estádio. Mas acontece que estamos em plena Copa do Mundo, que o Brasil enfrenta um adversário perigoso amanhã, e que se batê-lo estará, de novo, entre as quatro melhores seleções em um Mundial. Para piorar — ou melhorar —, esta Copa do Mundo tem uma nota meio angustiante, meio marcial: há uma sensação difusa e velada de…


Eduardo Faro, torcedor do Fluminense

Hoje publico este que é o segundo episódio da série “Memórias de Estádio”. Você tem uma dessas para contar? Topa publicar aqui no blog do Futebolística? Então escreva a sua história (pode ser áudio ou vídeo também) e mande para contato@futebolistica.com.br.

Quando decidi fazer esta série, pedi para alguns amigos me ajudarem a divulgar a ideia. O tricolor carioca Eduardo Faro ficou sabendo através do meu grande amigo Gui Afonso, e me mandou um áudio contando duas memórias marcantes que ele guarda desde a infância. O áudio está no final desse post, e vale a…

Futebolística

Eu sou é pé-quente!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store