Números (em 29 de abril de 2016)

O Futebolística está prestes a completar três meses, e vamos aproveitar esse momento para compartilhar alguns números do projeto:

Em 2016, já registramos em nosso banco de dados 528 partidas de futebol, de 17 competições, envolvendo 187 equipes diferentes. 120 usuários aceitaram que o nosso “Facebook app” acessasse seus dados e recebesse seus check-ins e locations já publicados, e 118 permanecem ativos. 40 deles, somados, já tiveram 121 presenças registradas nos estádios.

Torcedores cadastrados

Dos cadastrados até agora, a maioria é de palmeirenses (38), provavelmente porque o Futebolística é uma evolução do palmeiras vai jogar eu vou (como já falamos no primeiro post do blog) e porque atualmente a divulgação ainda é no boca-a-boca. Depois aparecem corintianos (28) e são-paulinos (27), seguidos pelos cariocas do Flamengo (6), do Botafogo (3), do Fluminense e do Vasco (2).

Após o devido investimento em Marketing, esse “ranking” certamente irá refletir os números nacionais, com Flamengo e Corinthians possuindo o maior número de torcedores.

Mas é curioso já notar que alguns cadastrados são torcedores de times considerados pequenos, como o CRB, o Londrina e o Nova Iguaçu, além dos internacionais Barcelona e o Universidad de Chile. Para estes torcedores, lamentamos informar que o Futebolística ainda não está registrando todos os jogos dos seus times. Mas sempre que eles enfrentarem algum dos times que o Futebolística segue, então sim, o jogo estará devidamente registrado.

Então quais são os times que o Futebolística segue? (Por “segue” entendam: todos os jogos oficiais desses times estarão cadastrados no nosso banco de dados, sejam de competições estaduais, regionais, nacionais ou internacionais, independentemente da divisão).

São 29 os times que seguimos (selecionados por representarem as maiores torcidas do Brasil, de acordo com pesquisas da Globo e da Placar): Atlético (MG), Atlético (PR), Avaí, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional, Náutico, Palmeiras, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa, Remo, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.

As 17 competições nas quais esses times estiveram envolvidos nesses primeiros meses do Futebolística são: Baiano, Carioca, Catarinense, Cearense, Gaúcho, Goiano, Mineiro, Paraense, Paranaense, Paulista, Paulista A-2, Pernambucano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Libertadores e Primeira Liga.

Para terminar, alguns números dos nossos pé-quentes: o usuário mais assíduo nos estádios em 2016 é um palmeirense que já teve 11 presenças registradas, uma delas como visitante, e que está com 58% de aproveitamento. O mais pé-quente é um são-paulino, com 70% de aproveitamento em 10 partidas (todas “em casa”).

Temos mais números interessantes para compartilhar, mas fica para outro dia, pois esse post já está longo demais. Nos despedimos agora desejando boa sorte a todos os torcedores que forem ao estádio nesse próximo domingo, dia 1o de maio, data do primeiro jogo da final de quase todos os estaduais do Brasil. Bom jogo e boa torcida!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.