Quanto vale um Grenal?

Futendencies
Sep 7, 2018 · 3 min read

Domingo Internacional e Grêmio estarão frente a frente pela 417ª vez. Poderia ser mais um jogo valendo os três pontos, como qualquer outro. Mas como sempre, o maior clássico do Brasil reserva algo maior para os dois clubes.

Até aqui já tivemos quatro Grenais em 2018. O primeiro valia a eliminação do Grêmio no Campeonato Gaúcho. Bastava uma vitória simples do Internacional no Beira-Rio e uma combinação de resultados. O jogo terminou 2x1 para Grêmio, que classificou-se para mais dois duelos contra o próprio rival na fase seguinte.

No segundo clássico do ano, no jogo de ida das quartas de finais do Gauchão, três a zero para Grêmio com show do trio Arthur, Luan e Jael, na Arena. Na volta, no Beira-Rio, se a classificação parecia longe, o Internacional jogaria pela sua honra. Foram dois anos de sofrimento, com a queda para a série B o calvário em 2017 e o retorno para a elite, mas sem o troféu. O jogo valia mais do que classificar-se em uma competição que o Inter têm sido soberano. O jogo valia o fim de um jejum em clássicos que já perdurava desde Novembro de 2015. Valia uma cabeça erguida no restante de 2018. E o alívio veio. Primeiro com Nico Lopez. Depois com D’Alessandro. Fim de jogo, dois a zero Internacional, Grêmio classificado, mas a torcida colorada sentia-se honrada.

Menos de dois meses depois, um novo clássico estava marcado pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Para o Grêmio valia manter-se no pelotão da frente uma vez que dividia as atenções com a Copa do Brasil e a Libertadores. Para o Internacional valia mais. Valia novamente o prato de comida. Dessa vez o que estava na reta era o pescoço do, até então pouco prestigiado, Odair Hellmann. O Grêmio vinha de duas goleadas avassaladoras na Arena. Cinco a zero contra o Cerro Portenho e cinco a um no Santos. O que se dizia, o que se esperava e se previa era uma vitória maiúscula do Grêmio e mais uma demissão no vestiário vermelho. O jogo terminou 0x0. O Inter foi acuado. Chamado de covarde. Não passara do meio de campo. Mas o trabalho ganhava mais uma semana de respaldo e o que se viu depois foi uma arrancada fulminante do Internacional ao topo da tabela. Algo inacreditável até para o mais otimista torcedor colorado.

Chegamos então na 24ª rodada do Brasileirão 2018. Domingo, dia 9 de Setembro teremos o quinto e último Grenal de 2018. Que deleite para nós, amantes do futebol, termos cinco Grenais. E se os anteriores tiveram traços dramáticos principalmente para o Inter, o ato final de 2018 entre esses velhos rivais não valerá menos do que TUDO. Valerá, quem sabe, uma retomada para o Grêmio no Brasileiro, encostando no próprio Inter (líder) e entrando de uma vez por todas na briga pela taça. Além, claro, da confiança para um grupo que está a seis jogos de ser tetra campeão da Libertadores (bi campeão consecutivo). Já para o Inter, vencer o Grenal significa abrir oito pontos do Grêmio e dar bye bye pro rival, significa manter-se líder por mais uma rodada e sair da pior sequência dentro do turno (Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo e Grêmio). Significa arrancar pro titulo que não vem desde 1979. Significa mostrar que nunca deixou de ser gigante e que nunca deixará de ser.

Grenal nunca valerá apenas três pontos. Valerá fechar com chave de ouro o ritual de todo domingo, de parte dos gaúchos (aqueles que saírem vencedores), e o futuro de ambos os clubes em 2018.

    Futendencies

    Written by

    Textos sobre futebol.