minhas comadres: amizade entre mulheres

Todo mundo merece ter uma comadre.

A palavra comadre tem origem no latim commatre, que significa ser madrinha de alguém. Pode soar sem graça, eu sei. Parece até uma palavra restrita ao vocabulário dos nossos pais, da época em que reuniam as comadres e os compadres. Só que esses dias eu descobri que existem mais mistérios sobre a palavra comadre do que a gente pode imaginar.

Lendo o livro A Ciranda das Mulheres Sábias, da psicóloga junguiana Clarissa Pinkola, encontrei um novo significado que me fez perceber o que é ser, de fato, uma comadre. Foi tão incrível encontrar uma nova versão da palavra que agora quero compartilhar com o mundo e, claro, com todos as comadres.

“Comadre designa amigas íntimas que são alvo de grande estima e que também atuam como mãe afetuosa uma da outra. Elas se abrilhantam e se protegem mutuamente, confiam uma na outra, consolam e orientam uma à outra no que diz respeito a tantos aspectos da vida — a vida do coração, a secreta vida interior e a vida dos seus sonhos. Seja em épocas de risadas estridentes, de tristeza atordoante, na crítica ao deslize mais recente, ao presenciar lançamentos ao mar aberto, seja na subida aos galhos mais altos para o que puder ser visto. As comadres se empenham em viver sobre o abrigo umas das outras. Entre mulheres, esse é um esforço abençoado”.

Arrepiou? Eu sim.

Percebi como eu tenho sorte de compartilhar a vida com as minhas comadres — que percebi que já eram comadres antes mesmo de eu abrir o livro da Clarissa. E que prazer foi redescobrir o quão indispensáveis e reais elas são para mim. É com elas que eu posso contar sempre, é nelas onde eu encontro um lugar seguro independente da distância e da hora. É a comadre que diz pra gente chorar no quarto, que tem crise de riso e que tem sempre uma palavra acolhedora. É como a Clarissa contou pra gente: ser comadre é ser mãe, é ser irmã é ser o abrigo uma da outra. Ser comadre é como ser um presente. É uma questão de afinidade de alma.

É muito bom ser comadre e poder contar com as minhas comadres. Sinto uma gratidão imensa quando penso nelas. Por isso, eu desejo que você encontre as suas comadres e que a caminhada de vocês seja cheia de risadas, abraços e surpresas gostosas. E que vocês driblem a rotina e encontrem tempo para cuidarem muito bem uma da outra. ❤