UX Writing — Escrever bem é o bastante?

O universo UX: onde escrever bem pode não ser o suficiente, é preciso saber para quem se está escrevendo.

O maior desafio não é escrever gramaticalmente correto e sim buscar a melhor maneira de passar a informação para o usuário ao qual se destina. Dentro do universo chamado UX Design, a escrita deve ser dirigida, focada, assertiva e não apenas “bonita”.

Mas afinal, o que é UX Writing?

Dentro de tudo que envolve o UX Design, a parte do UX Writing, como o próprio nome diz, refere-se à parte da escrita. Ou seja, aquilo que você encontra nos textos de botões, onboarding, telas e demais elementos que auxiliam sua navegação dentro de um aplicativo faz parte do UX Writing.

A principal questão aqui para essa escrita específica é a função dela: guiar o usuário através da interface de maneira clara e intuitiva

UX Writing VS Copywriting?

Esta é uma dúvida muito comum, tendo em vista que ambas as questões envolvem a escrita na forma de se conectar com um determinado público. Mas na hora de enxergarmos os detalhes e o que cada um tem como foco, encontramos as suas diferenças:

Copywriting: É o texto persuasivo que busca fazer com que a pessoa compre determinado produto, faça upgrade de assinatura e gaste mais. É um texto de marketing que quer convencer você a baixar o aplicativo e entrar nele, atraindo novos usuários a todo o momento. No fim das contas o copywriting quer VENDER.

Essa é a parte que antecede à entrada do usuário no aplicativo. Ele já foi convencido, assinou e comprou e escolheu o pacote de benefícios que você vendeu a ele com as palavras. Ele já foi conquistado, agora ele é seu.

Nesse momento se dá uma troca de atores e entra em cena o UX Writing. Depois da venda, é preciso mostrar para o usuário que ele fez a compra certa, que o produto é tudo aquilo e mais um pouco e agora você não precisa convencer e sim CATIVAR. Ajudar ele dentro do aplicativo, mostrar tudo que ele pode ter e encontrar de maneira clara, objetiva e intuitiva.

Os dois são parecidos e cada um aqui vai ajudar o outro. Toda a equipe de marketing da empresa fará textos para campanhas que convençam e façam com que novos usuários entrem na plataforma. Na equipe de UX, o trabalho vai ser manter essas pessoas com uma ótima experiência, mostrando tudo aquilo para o qual ela foi seduzida de maneira clara, objetiva e intuitiva. Entendendo de maneira simples as funcionalidades oferecidas e gerando uma experiência capaz de conquistá-la a permanecer naquela plataforma e se tornar usuário assíduo.

Quem pode ser UX Writer?

Longe de querer dizer quem pode ou quem não pode. Com preparo e estudo praticamente todos podem ser um UX Writer, mas como em outras profissões, as pessoas possuem uma aptidão maior para uma determinada área dentro de suas especialidades. No UX não é diferente. É fundamental um bom conhecimento do idioma para o qual está escrevendo, boa gramática e facilidade de redação, mas não é só isso. Existem outros fatores que ele irá aprender ao longo da jornada.

Por conta disso, quem já possui uma boa capacidade de escrita pode ter maior identificação e facilidade em entrar neste ramo. Algumas áreas profissionais que podem usufruir destes benefícios para se tornarem UX Writers de qualidade no mercado são:

  • Jornalistas
  • Publicitários
  • Relações Públicas
  • Profissionais de Marketing

Não quer dizer que qualquer outro profissional não possa estar na área ou que tenha enorme dificuldade caso não tenha cursado faculdades como as relacionadas acima. Estes profissionais têm a escrita como parte fundamental do seu aprendizado e, por conta disso, têm maior facilidade na hora de aprender UX Writing, mas nada é garantia de sucesso.

É necessário estar sempre atento e estudando, buscando conhecimento, querendo entender sobre o comportamento do usuário e como fazer com que o seu caminho seja facilitado e que ele possua sucesso nas suas ações dentro da plataforma.

Espero que tenha tido uma boa leitura e aprendizado. Obrigado!

Se quiser se conectar e falar comigo, é só clicar no meu linkedIn

Public Relation | UX/UI Designer | UX Writer

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store