Melhores 2016: Os melhores 5 Livros

Aqui está o último bastião das listas de melhores do ano do Factóide, tradição desde 2008, nos primeiros meses de existência do blog.

Para fazer jus ao formato, primeiro as menções honrosas (em ordem aleatória):

Meninos em Fúria, de Marcelo Rubens Paiva e Clemente Tadeu Nascimento (uma continuação de Feliz Ano Velho combinada com a história do Punk no Brasil); Funny Girl, de Nick Hornby; Tenentes, de Pedro Doria; PC Siqueira Está Morto, de Alexandre Matias.

5 — “Como a música ficou grátis“, por Stephen Witt

Provavelmente o livro mais citado no Sala de Rock esse ano e também um pouco da história da minha vida contada por meio da história do mp3 e da industria musical dos anos noventa até hoje.

4 — “Como Star Wars Conquistou o Universo”, por Chris Taylor

Meu orgulho sempre me disse que eu conhecia tudo sobre Guerra nas Estrelas, mas com essa “biografia” da saga, descobri que da parte do Business (entre outros fatos), não sabia muito.

O autor é editor do Mashable, mesmo sem ser um livro multimídia ou algo do tipo, nota-se a cada página a influência da internet e o jeito de se comunicar de nossos tempos.

3 — “O Gigante Enterrado”, por Kazuo Ishiguro

Além de ser um ótimo livro, que mostra protagonistas idosos em uma aventura medieval com vários toques de ficção fantástica, o Gigante Enterrado foi uma sugestão de amigos do Facebook em um singelo post pedindo sugestões de leitura.

2 — “Submissão”, por Michel Houellebecq

Uma pequena distopia que pode se tornar realidade na França, mas que também lança questões sobre os rumos que o Brasil toma. Guinada a Direita e o empoderamento religioso são o pano de fundo dessa história quase prosaica. Ouso dizer que é imperdível.

1 — “Serge Gainsbourg — Um punhado de gitanes”, por Sylvie Simmons

Ano prolifico coroou um livro que comecei a ler, perdi, e depois reencontrei e que conta a vida de um cara que virou um ídolo.

Sempre via comentários sobre a grandeza de Gainsbourg e não entendia e acabava ouvindo as mesmas canções e nada disso me pegava. Mas ao ler este livro, acompanhado pelo Spotify no celular, descobrir obras fantásticas e histórias de um mestre pop de primeira.

Melhores 2016: Os melhores 5 Livros


Originally published at factoide.com.br.