O Choppão e suas lendas

30/01/2014 — MT — Gabriel Lucas

Aberto há quase quarenta anos em uma praça que informalmente recebe o seu nome, o Choppão é sem dúvida uma referência para Cuiabá e um local onde a boemia se sente à vontade e come.

Outra referência importante do restaurante é o seu horário de funcionamento: bem amplo. As lendas inclusive dizem que fica aberto sem pausa (mas na verdade fecha nas terças-feiras que não são feriado). No dia 25 de dezembro era um dos únicos lugares abertos na capital.

Há muito queria fazer uma “visita oficial” ao Choppão. As lembranças são muitas, como do almoço de 7 de setembro, há muitos anos, onde pracinhas da FEB estavam sentados em uma mesa ao lado de um animado grupo de travestis. Esse é o clima do lugar.

Momento de sorte: uma mesa logo que chegamos, com muita fome.

Antes de mais nada, uma cerveja bem gelada para mim e o parceiro de longa data, Daniel, que estava na cidade por poucos dias.

Mariana pediu um chope cosmel, que veio nessa taça de sorvete, achei legal.

Para petiscar, uma porção de filezinhos à milanesa, meu petisco preferido da casa, que por sinal tem um cardápio extenso, de pizzas até peixes.

Se esta fosse uma visita bem tradicional, a pedida seria o rodizio de escaldado, o único rodízio do mundo onde apenas um prato é servido. O escaldado é um caldo muito famoso em Cuiabá, feito com frango e ovos. Sustança. Lendas dizem que o escaldado é feito no mesmo caldeirão há mais de 10 anos ininterruptos, só com adição continua de mais ingredientes. Mas veja bem, essas são apenas lendas.

E este não era uma visita comum, fomos de Filé à Hollywood.

Apesar da apresentação não ser nada demais, o prato é fantástico, filé recheado de presunto e queijo, no molho branco, acompanhado de purê de batata (eu falo pirê, mas minha esposa implica) e arroz à grega (era para ser branco, mas esqueci de pedir).

Fomos embora com o restaurante fechando, na madrugada. Sem lendas, mas felizes.

O jantar no total foi de 150 reais, incluído bebidas, e o prato principal serviu muito bem nós três.

Choppão Restaurante
Av. Getulio Vargas, 3492 — Centro
Cuiabá/MT
Fone: (65) 3623–5005
Aceita todos os cartões
www.choppao.com.br


Originally published at www.destemperados.com.br.