Tempo para ler, todo mundo tem

Gabriela Araujo
3 min readDec 19, 2017

--

A Feira do livro de 2017 foi realizada entre os dias 1º e 19 de novembro.

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece há 63 anos e desde seu início leva multidões as ruas do Centro de Porto Alegre para participar de atividades culturais, como oficinas, palestras, leituras ao ar livre e apresentações musicais, como também para buscar o que tem de mais acessível, financeiramente, no mercado literário e conferir as novidades.

Este ano não foi diferente, do dia 1 a 19 de novembro a Feira do Livro, com o slogan “Tempo para ler, todo mundo tem”, levou até a Praça da Alfândega um público disposto a se entregar a cultura. E para conferir isso de perto fomos em busca de apaixonados por leitura com a pergunta “Qual o livro da sua vida?”.

A Bruna lê sempre que pode e sua lista anual cresceu muito desde o ano passado.

A Bruna é de Porto Alegre e faz listinhas de leitura durante o ano. “Ano passado eu tinha uma lista, no total foram uns 30”. Seu livro preferido é A menina que roubava livros, do autor Markus Zusak, por conta da temática da Segunda Guerra Mundial e do gosto pessoal de livros que tratam de histórias que marcaram a vida das pessoas.

A obra conta a história de Liesel, uma menina que passa pela guerra roubando livros para poder ler junto com seu pai adotivo. A obra já ganhou uma adaptação para o cinema, em 2014.

“Leio todo dia sempre que eu posso. Eu levo um livro na bolsa para poder ler no ônibus e nos tempos livres”, conta Bruna.

Luciano prefere os romances policiais, mas também gosta de suspense e mistério.

O Luciano vive na capital gaúcha e conta que seu gênero preferido é romance policial como os da Agatha Christie.

“Se der, eu leio todo dia”.

Romances policiais, livros de mistério e suspense tem ganhado um espaço considerável no mundo literário. Novas histórias como A Garota no Gelo, de Robert Bryndza, Garota Exemplar, de Gillian Flynn, Caixa de pássaros, de Josh Malerman e A mulher da cabine 10, de Ruth Ware, tem garantido seu lugar nas prateleiras como um dos queridinhos dos jovens. Nos cinemas, Garota Exemplar ganhou adaptação em 2014, com Bem Afleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris no elenco.

Já em 2017 a Fox adaptou a obra de Agatha Christie, Assassinato do Expresso do Oriente, para o cinema com nomes de peso em seu elenco como Johnny Depp, Kenneth Branagh, Daisy Ridley, Michelle Pfeiffer e Judi Dench. A obra foi lançada em 1934, no Reino Unido e já tinha ganho uma primeira adaptação em 1974.

A Zulmira levou sua neta, Munique, a Feira do Livro e juntas estavam olhando livros infanto-juvenis.

Diretamente da região metropolitana de Porto Alegre, Zulmira e Munique — avó e neta — são de Viamão e foram visitar a Feira do Livro. O amor pela leitura passou pelas gerações e a família compartilha o hábito.

Para Zulmira os livros mais marcantes são os que tratam de assuntos espirituais e obras clássicas de autores como Ken Follet de Triângulo, A Chave de Rebeca, O Vale dos 5 Leões e Mundo sem Fim.

Já para Munique os diários são indispensáveis na prateleira. Atualmente, livros como Destrua esse diário, de Rogério Durst, Livro de uma volátil, de Agustina Guerrero e Diário de Aventuras da Ellie, de Ruth Mcnally Barshaw, tem feito grande sucesso entre o público pré-adolescente, por tratar de assuntos pontuais para o público-alvo, como dificuldade de entrosamento, bullying, relacionamento com os pais e com amigos.

O mais famoso entre eles é O diário de um banana, do autor Jeff Kinney. A série teve seu primeiro livro publicado em 2007 e desde então já contabilizou 10 volumes. As obras misturam o estilo HQ e escrita sobre o dia-a-dia de Gregory Heffley.

Produção: Gabriela Araújo e Kassandra Pooch.

--

--