study with me — classes

Gabriela Costa
2 min readJul 13, 2023

--

Classes em Python são estruturas fundamentais da orientação a objetos e são usadas para definir objetos com características e comportamentos específicos. Vou explicar com exemplos para tornar o conceito mais claro.

Neste exemplo, temos a classe Pessoa, que define objetos representando pessoas. A classe possui dois atributos: nome e idade. O método especial __init__ é o construtor da classe, responsável por inicializar os atributos quando um objeto é criado.

O método apresentar é outro método da classe Pessoa. Ele imprime uma mensagem com o nome e a idade da pessoa. O método apresentar usa a palavra-chave self para se referir ao objeto atual.

A seguir, criamos dois objetos da classe Pessoa: p1 e p2. Cada objeto é uma instância independente da classe Pessoa. Passamos argumentos para o construtor __init__ ao criar os objetos, definindo os valores iniciais para os atributos nome e idade de cada objeto.

Por fim, chamamos o método apresentar para cada objeto (p1.apresentar() e p2.apresentar()). Isso resultará na impressão da mensagem com o nome e a idade de cada pessoa.

Ao definir uma classe em Python, você está criando um novo tipo de objeto que pode ter seu próprio estado (atributos) e comportamento (métodos). Essa abstração permite modelar conceitos do mundo real e organizar o código de maneira mais estruturada e reutilizável.

Você pode criar quantos objetos (instâncias) da classe desejar, cada um com seu próprio conjunto de valores de atributos. Cada objeto possui acesso aos métodos definidos na classe e pode invocá-los para executar ações específicas.

--

--

Gabriela Costa

Formanda em Turismo apaixonada por tecnologia e data science. Compartilho minhas descobertas sobre Python e análise de dados aplicados ao turismo em meu blog