Pequeno Guia de Auto-Respeito

Com a vida cada dia mais corrida e o mundo cada vez mais caótico, muitas vezes as pessoas esquecem de si, esquecem de prestar atenção aos seus sentimentos e ao seu corpo de uma maneira geral. A gente passa tanto tempo focado nos problemas do trabalho e em atingir metas que acabamos ficando em segundo (terceiro, quarto, quinto…) plano.

Auto-respeito é tão importante e a gente esquece dele no dia a dia. Se respeitar é saber que cada um tem o seu tempo e que não precisamos nos forçar fazer as coisas no ritmo dos outros se isso não nos faz bem. É não ser cruel consigo mesmo, nós fazemos besteira, cometemos erros e quando isso acontece o melhor a fazer é pensar no assunto. Você pode fazer algo para mudar essa situação? Então faça. Mesmo se for trabalhoso, faça. Se não der certo mesmo assim, você deu o seu melhor. Você não pode fazer nada para mudar essa situação? Pense sobre ela, chore, tome um banho, beba muita água, arrume o seu quarto, pense no que você faria diferente e siga adiante. Não é sempre fácil, mas ficar se martirizando e se chicoteando com coisas que não podemos mais mudar é ser cruel consigo mesmo.

Ter respeito consigo é não dizer coisas para você mesmo que você não diria para pessoas que você ama. Sempre que você estiver dizendo coisas cruéis para si mesmo, se pergunte: “Eu diria isso para os meus amigos e familiares? Eu diria isso para uma criança?” Se a resposta for não, então por que você está dizendo essas coisas para si?

É importante não negar as coisas que sentimos, negar os sentimentos, infelizmente, não faz com que eles desapareçam. Sinta. Sinta o que tiver que sentir e aprenda com isso. Ter auto-respeito é ser consciente das suas forças e fraquezas, não significa que você não poderá aperfeiçoá-las se quiser, porém para mudar qualquer coisa, primeiro você precisa ter consciência dessa coisa.

Por fim, sempre observe os sinais que o seu corpo te manda. Nosso corpo sempre mostra os sinais de cansaço, estresse, tristeza e até de felicidade e bem-estar. Também faz parte do auto-respeito conhecer e respeitar seu próprio corpo. Se você aprender a cuidar de si e melhorar o relacionamento consigo mesmo, isso vai transcender e seu relacionamento com os outros também vai melhorar.