Relações Públicas no Terceiro Setor

A importância da comunicação no terceiro setor

Gabriela Melo S. de Jesus

O objetivo do terceiro setor é ajudar a comunidade.

O terceiro setor é composto por entidades sem fins lucrativos, que tem por objetivo ajudar a sociedade. Para um melhor aproveitamento dos serviços oferecidos pelo terceiro setor é essencial uma comunicação que seja eficaz.

A comunicação pode ser decisiva no funcionamento da instituição, já que para manter um bom funcionamento da instituição é essencial manter uma comunicação clara com seus colaboradores, voluntários, empresas entre outros públicos que dão suporte a instituição.

Sendo assim, um projeto de comunicação pode trazer muitos benefícios às entidades, desenvolvendo planos para captar parceiros, patrocinadores, voluntários e atingir a mídia de uma forma espontânea ajudando a divulgar sobre a entidade para a população, a tornando conhecida e assim aumentando seu público e fortalecendo sua imagem.

O relações-públicas pode cuidar da imagem visual da instituição, criando logotipos que remetem ao campo em que a instituição atua, definir sua missão, visão e o seus valores tonificando a imagem da instituição e fazer com que seus públicos tenham o domínio do objetivo da instituição.

E nos dias atuais é essencial que essas entidades estejam presentes nas redes sociais fazendo a divulgação do seu trabalho, esclarecendo dúvidas, e mantendo um contato constante com seus públicos, assim estará revigorando sua imagem.

Outra função que pode ser exercida pelo profissional de Relações Públicas são os eventos beneficentes, já que este profissional tem o conhecimento do planejamento de evento, e efetuar cerimoniais que podem ser necessários.

É uma forma de captar recursos e aumentar seu público, além de também ser uma forma de chamar atenção da mídia. O profissional deve estabelecer metas e ter um amplo conhecimento do objetivo da instituição ao fazer seu plano de comunicação para que assim o seu trabalho tenha seriedade e alcance suas metas, trazendo benefícios a instituição.

Fonte:

Projeto Laboratorial da disciplina Produção Gráfica do curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos, apenas para fins de aprendizagem.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.