Python? Mas por onde começo?

Porque você deveria aprender Python?

A resposta é relativamente simples, como foi detalhado num artigo da readwrite. Desde 2008 Python é classificada como uma das oito linguagens de programação mais populares do mundo. Muito disso é devido a ampla adoção do Python por grandes empresas de tecnologia como o Google, Yahoo e NASA. Mas não é só o mercado que indica e impulsiona tal popularidade. Oito das dez melhores faculdades de computação dos Estados Unidos atualmente ensinam Python nas disciplinas de introdução a programação. Isso porque a curva de aprendizado da linguagem é mínima se comparada com a maioria das linguagens.

Além disso, temos uma outra razão: a configuração necessária para você começar a programar em Python em qualquer computador é muito simples. Então chega de conversa e vamos ao que interessa!

fonte: https://www.python.org/community/logos/

Instalando o Python

Linux

A maioria dos sistemas GNU/Linux já vem com o Python pré-instalado, então você não tem absolutamente nada a fazer neste quesito — que maravilha! Entretanto, algumas distros trazem apenas a versão 2.x do Python. Se você prefere a versão 3.x você precisará instalá-la, mas isto é bastante simples. (Eu fortemente recomendo utilizar a versão 3. A versão 2 será descontinuada em breve.)

Nota: Este passo-a-passo é baseado em uma distribuição derivada do Debian. Para outras distribuições você precisará compilar o Python antes de instalá-lo.

Abra o terminal e execute os seguinte comando:

$ sudo apt-get update && sudo apt-get install python3

Pronto, você já tem o Python 3 instalado e pronto para usar! No mesmo terminal execute o comando python3 e você entrará no modo interativo do Python. Você verá algo como:

$ python3
Python 3.4.0 (default, Apr 11 2014, 13:05:11) [GCC 4.8.2] on linux Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.
>>>

A partir daí você já pode executar seus comandos em Python. Para sair do modo interativo, basta executar quit().

Mac OSX

Assim como os sistemas GNU/Linux, a versão 2.x do Python já vem pré-instalada no Mac OSX. Se você for utilizar a versão 3.x, precisaremos instalá-la. Baixe a versão mais atual do Python 3.x para Mac OSX.

Em seguida, duplo clique no arquivo .pkg baixado para iniciar a instalação (é possível que você precise informar seu usuário e senha de administrador). Siga as instruções na tela que aparece, aceite os termos de licença e confirme a instalação.

Pronto, o Python 3 já está pronto para usar no seu Mac! Navegue até Aplicações > Utilitários e execute o Terminal. Na tela do terminal, execute o comando python3 que levará você ao modo interativo do Python, de onde vocẽ já poderá executar seus comandos. Você verá algo semelhante a isto:

$ python3
Python 3.4.1 (default, Apr 11 2014, 13:05:11) [GCC 4.2.1 (Apple Inc. build 5666) (dot 3)] on darwin Type “help”, “copyright”, “credits” or “license” for more information.
>>>

Para sair do modo interativo e retornar ao terminal, basta executar a função quit().

Windows

O windows não vem com o Python instalado de fábrica, então será preciso instalar manualmente. Baixe o instalador da versão mais atual do Python 3.x para Windows.

Nota: Escolha o instalador apropriado para a arquitetura do seu Windows: x86 (32 bits) ou x86–64 (64 bits).

Duplo clique no instalador baixado para iniciar a instalação. Siga as instruções e aguarde a finalização do processo de instalação. Pronto, seu Windows já tem o Python instalado! Importante: se você estiver instalando a versão 2.x do Python, é bem provável que você precise configurar as variáveis de ambiente. No caso da versão 3.x, o instalador já realiza esta etapa automaticamente. Uma vez instalado, você já pode se divertir programando em Python. Basta executar o prompt de comando e entrar no modo interativo.

C:\Users\Gabriel Araujo> python
Python 3.4.2 (v3.4.2:ab2c023a9432, Apr 11 2014, 13:05:11) [MSC v.1600 64 bit (AMD64)] on win32 Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>

Use o modo interativo!

Dica: principalmente para quem está começando a programar, o modo interativo do python (ou shell) é muito importante. Com ele você pode executar comando a comando e assim ter o feedback da execução de forma imediata.

O modo interativo é útil, por exemplo, para você fazer “testes rápidos” com alguns comandos — sabe aquele momento que você não lembra de uma sintaxe ou não sabe se ela vai realmente funcionar? Então, execute no modo interativo apenas este pedaço de código e você tem uma resposta imediata. Como no seguinte exemplo:

>>> print 'Olá, mundo!'
File "<stdin>", line 1
print 'Olá, mundo!'
^
SyntaxError: invalid syntax
>>> print('Olá, mundo!')
Olá, mundo!
>>>

Originally published at gabrielaraujof.github.io on March 21, 2015.