Como funciona os torneios no modo suíço e porquê é um formato ótimo para qualquer nível de jogador.

Gabriel Boccato
Jan 13, 2018 · 2 min read

O formato Suíço (ou swiss) faz o pareamento de times de acordo com os resultados ao longo do torneio. Na prática, funciona da seguinte forma:

  • A primeira rodada têm um pareamento aleatório, já que todos os times estão 0V/0D (0 vitórias e 0 derrotas).
  • A segunda rodada coloca os times que estão 1V / 0D contra times que também estão 1V / 0D, e times que estão 0V / 1D contra outros que também estão 0V / 1D.
  • A terceira rodada continua utilizando os resultados para parear os times. 2V / 0D contra 2V / 0D , 1V / 1D contra 1V / 1D e 0V / 2D contra 0V / 2D.

E isso continua ao longo de todas as rodadas, sempre pareando de acordo com os resultados do torneio.

Mas por que esse formato é tão bom para todos os níveis de jogadores?

Em primeiro lugar, porque não existem times eliminados. Ou seja, todos os times jogam até o fim do torneio, não importa quantas vitórias ou derrotas você tenha.

E, como explicado acima, o torneio vai se equilibrando ao longo das partidas. Quanto mais rodadas tiverem sido jogadas no torneio, mais equilibrada será sua partida. Isso também elimina o fato “azar” de pegar um time muito forte no início, já que perdendo essa partida, isso significa que sua próxima será mais fácil.

No caso da Academy ainda existe um fator extra, a premiação é feita para cada vitória a mais que você conseguir, incentivando que você busque cada vitória.

Quais são os problemas do formato suíço?

O principal problema dele é o tempo que ele demanda. Só é possível iniciar uma nova rodada quando todos os times já tiverem terminado seus jogos, diferente de uma mata-mata que só depende dos times na sua chave.

E em segundo plano, justamente por ser um pouco mais complexo, ele pode confundir um pouco os jogadores de primeira viagem.

De resto, ele é extremamente bem aceito em comunidades competitivas de diversos jogos.


Aqui no Brasil, em Battlerite, optamos por esse tipo de torneio justamente em torneios onde a principal ideia é incentivar participação de todos, como na Academy.

Ainda não conhece a Academy? Então clique aqui e entenda como ela funciona e porquê ela é tão boa para jogadores novatos!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade