Mariana será um grande picadeiro em outubro

gabrielfresende
4 min readApr 8, 2023

--

Gabriel Resende e Wasington Reis

Xisto Siman e João Pinheiro, palhaços fundadores do Circovolante. / Créditos: Facebook Circovolante.

Entre os dias 13 a 16 de outubro, a cidade de Mariana irá sediar a 12° edição do Circovolante Encontro Internacional de Palhaços, que receberá artistas circenses de vários lugares do Brasil e do mundo.Os organizadores prometem uma programação diversa para todos os públicos. Este ano, a homenageada será uma artista local da arte circense: a palhaça Jojoba.

Em 1994, Xisto Siman e João Pinheiro, vindos de Governador Valadares, chegam à primaz para um série de espetáculos na região de Ouro Preto e Mariana, com o grupo Stronzo. “Nossa chegada causou um grande rebuliço na cidade, o que trouxe o contato com Maria Alice Martins, que nos convidou a vir a Mariana de vez, para desenvolver esse trabalho na cultura da cidade”, contou João Pinheiro.

Em 1995, o grupo deixa a sua cidade de origem e vem para Mariana após o fechamento de projetos de incentivos para atuar na região de atuação mas mineradora , o que permitiu com que fossem conhecidos como artistas, produtores e fazedores de cultura. Com o passar do tempo, no ano de 2000, Xisto e João se separam do grupo Stronzo, e fundam o Circovolante, um espaço para que pudessem pôr em prática toda a arte circense de rua e palhaçaria que já vinha pesquisando há um certo tempo.

Desde o ano de 2008, os artistas e produtores João Pinheiro e Xisto Siman realizam em Mariana o encontro. No primeiro ano, pensando como uma forma de encontrar-se com amigos artistas, em função da repercussão que alcançaram, resolveram realizar outras edições. No último ano em que foi viável a realização, o evento contou com um público de 10 mil pessoas, o que reforça a necessidade de fazer uma super edição no ano de 2022. “Este ano será um grande (Re)encontro da arte com a cidade após 2 anos de pandemia!”, disse Xisto Siman em entrevista.

Palhaço segura uma placa azul escrito começa em cor amerela. / Créditos: Instagram Circovolante.

Há dois anos a cidade de Mariana não recebe o tradicional Encontro internacional de Palhaços, em decorrência da pandemia, quando todas as ações artísticas foram paralisadas. A edição deste ano tem como objetivo realizar o reencontro entre pessoas que há tempos não se encontravam. Entre as pessoas e a cidade, principalmente, da cultura e da arte circense com o seu público, retornando a sua forma, as ruas e praças da cidade.

Participações

Para o ano de 2022, o Encontro Internacional de Palhaços irá homenagear a palhaça Jojoba, artista de Governador Valadares, que acompanha o Circovolante desde o início, como artista do grupo Stronzo. Escolhida por sua originalidade, sua essência, por toda experiência na arte da palhaçaria e em suas áreas artísticas de atuação.

Neste ano, dentre várias atrações, vindas de vários lugares do mundo, contaremos também com artistas da cidade, e um dos convidados é o Mágico Silas. O Mágico Silas vem compondo a programação do encontro a várias edições, acreditando no poder transformador da cultura e das artes: “O Encontro Internacional de Palhaços é um evento mágico que reforça a importância da arte, cultura e lazer através de muita gente boa vinda do mundo inteiro que se reúne para trazer muito mais que o riso e, sim, marcar vidas que passam nesse evento.”

Mágico faz mesa flutuar. / Créditos :Facebook Circovolante.

Mágico Silas

Por intermédio dos artistas e organizadores do encontro, Xisto Siman e João Pinheiro, o Mágico Silas teve contato com arte circense, com as mágicas que encantam seus públicos. “O Circovolante, enquanto produtores do encontro, são parte essencial da minha história profissional. Seja enquanto o artista que sou hoje, onde o meu primeiro livro de mágica foi o Xisto meu deu,. Além de fazer parte por vários anos do encontro e o vejo como um momento de construção e fortalecimento cultural para a região de Mariana e região. Sendo também um dos principais eventos que fomenta o turismo para região além de claro movimentar a economia local. “

Sobre sua apresentação para o encontro deste ano, Silas traz consigo uma nova forma de exibir os seus números. Não somente mágicas, pois buscam levar uma mensagem ao seu público, “Sobre a minha apresentação nos últimos anos, tenho buscado cada vez mais levar mensagens dentro dos números que realizo, que se somam à performance, através de mágicas clássicas e modernas.”

A programação deste ano, que em breve será divulgada nos canais de comunicação, e divulgação do Circovolante, pelo Facebook, Instagram e site.

Site: https://www.circovolante.com.br/
Facebook: https://pt-br.facebook.com/Circovolante/
Instagram:https://www.instagram.com/circovolante/

A prefeitura de Mariana foi procurada pela nossa equipe, para falar sobre a importância do evento para a cidade em seus diversos aspectos, mas até o fechamento da matéria eles não responderam os inúmeros contatos da nossa equipe.

Retirado de: https://lamparinaufop.wordpress.com/2022/10/05/mariana-se-tornara-um-grande-picadeiro-no-12-circovolante-encontro-internacional-de-palhacos/

--

--

gabrielfresende

Estuda Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora