Não Consigo Me Conectar com as Pessoas!

"A melhor rede social continua sendo olhar nos olhos"

Image for post
Image for post

Sabe aquela pessoa que na primeira vez que você a conheceu já gostou logo de cara? Ou o inverso, o seu santo não bateu muito?

Hoje em uma das minhas sessões surgiu uma situação muito comum onde uma cliente está tendo dificuldades com uma pessoa específica em seu trabalho. Aquela pessoa que te tira do sério só pelo fato dela existir, sabe? rsrs.

Brincadeiras a parte, viver em comunidade de forma harmoniosa sempre foi e acredito que sempre será um desafio muito grande para nós. No trabalho então, esse desafio as vezes potencializa devido a pressões de entrega, prazos extremamente apertados e as vezes até inexequíveis, recursos escassos, dentre outros problemas que enfrentamos dia a dia.

Mas o fato é que precisamos viver em comunidade, ou mais do que isso, viver em comunidade é uma necessidade. E como podemos melhorar nossa conexão com as outras pessoas?

Você sabia que apenas 7% da nossa comunicação é realizada através das palavras? Os outros 93% vem da emoção, do timbre da voz, da nossa energia. É o contexto e não o conteúdo, é a intenção de falar, os campos de energia do que você fala. Impressionante, não?

Existe uma expressão para essa conexão entre duas pessoas que se chama Rapport. Esse termo é um conceito originário da psicologia que remete à técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa. O termo vem do francês Rapporter, cujo significado vem da sincronização que permite estabelecer uma relação harmônica. É uma técnica que tem como objetivo gerar confiança na comunicação para que a pessoa fique mais aberta e receptiva.

E como podemos aumentar o nosso Rapport com outra pessoa? Usando uma técnica conhecida como “Mirroring”, ou seja, espelhamento. Quando você consegue espelhar a outra pessoa que você está falando, ela se sente bem e tem uma opinião positiva de você. O mais interessante é que esse espelhamento acontece de forma automática na maioria das vezes, sem percebermos. Quando gostamos de uma pessoa logo de cara, essa pessoa conseguiu estabelecer um Rapport com a gente sem que tenhamos consciência disso.

Mas o que de fato é esse “Mirroring”?

É de fato agir da mesma forma que a outra pessoa está agindo, como:

  • Tom, altura e velocidade da voz;
  • Postura corporal
  • Distância entre você e a outra pessoa
  • Tocar na pessoa se ele faz a mesma coisa
  • Gestos
  • Olhar nos olhos
  • Andamento da conversa

Basicamente, seria como se imitássemos a forma com que a pessoa se comunica e se comporta ao se comunicar com a gente.

Mas atenção para isso! Existe uma linha muito tênue entre ter sucesso na comunicação com essa técnica e ser um tremendo desastre. Se a pessoa que está falando com você perceber que você está imitando ela, pode piorar muito a situação e a sua conexão com ela!

Que tal colocar essa técnica em prática ainda hoje? Com prática e repetição, te garanto que em breve terá resultados positivos em sua conexão!

Até a próxima!

Um abraço,

Gabriel

Written by

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store