A 5-step process to collect early feedback from your users

Putting yourself in someone else's shoes is probably one of the most important skills designers should learn, and practice, throughout their entire career. After all, we design solutions for others, not for ourselves, right? At least in theory.

Now think about how many times you felt tempted to make a biased design decision, based on how you would use the product or how you think the user would use it? Let's be honest, we are all guilty on that one.

So a question comes to mind: how will we know if our solutions make sense in the real world if…


Descobertas e aprendizados de quase 3 anos de trabalho com times distribuídos na HE:labs e na Ignus Digital

Photo by Christin Hume on Unsplash

Mas como faz design remoto?

É a primeira pergunta que surge quando digo a outro designer que trabalho de forma remota. “Da mesma forma que fazemos no presencial.” — é o que geralmente respondo.

Explico: não acredito que seja possível fazer design de forma 100% remota. Afinal, temos momentos necessários para pesquisas de campo e/ou workshops de co-criação, como qualquer empresa presencial. Mas acredito que muitas de nossas tarefas podem, de fato, ser feitas tanto de casa como em qualquer lugar do mundo. Aí é que o trabalho remoto entra em cena.

Antes de avançar, gostaria de salientar que não tenho a intenção de promover…


E como fazer um teste de usabilidade de forma remota

Exercitar a empatia sempre foi uma habilidade fundamental para qualquer designer. Afinal, estamos pensando soluções para os outros e não para nós mesmos. Sim, isso parece óbvio em um primeiro momento. Mas pare para pensar quantas vezes você caiu na tentação de tomar uma decisão de design baseado em como você usaria o produto? Por incrível que pareça, isso acontece mais do que deveria.

Aí cabe a pergunta: como saberemos, se nossas soluções fazem sentido, se não chamarmos as pessoas que de fato usarão o produto para validá-las?

E se pensarmos de forma enxuta (Lean), considerando o aprendizado como algo…

Gabriel Gorski

Head of Product @ Wellzesta

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store