Publicidade, a área de “Humanatas”


Você se forma no ensino médio e precisa tomar uma decisão: qual área devo escolher para seguir carreira. A maioria dos estudantes pode até não saber exatamente o curso que escolherá para prestar vestibular, porém tem em mente se será da área de humanas, exatas ou biológicas. Eis então que você, por ter preferência pela área de humanas, escolhe Publicidade. Se prepare, muito em breve você terá um pequeno (ou grande, dependendo do que está em sua mente), choque de realidade.

Você perceberá que a sua criatividade e o feeling de publicitário não são seguros o suficiente. Afinal, a sua ideia muito provavelmente precisará ser vendida para alguém. Você precisará de uma boa base.

Você também perceberá que todos aqueles dados e gráficos são insuficientes para uma boa ideia.

A mágica está em HUMANIZAR os DADOS.

E saiba que nós treinamos nosso cérebro a vida toda para exercer esta habilidade. Quer uma prova?

Dados:

Imagine que você saiu de casa sem perceber que o seu celular estava sem bateria, pior, você não está com carregador. Ao chegar em casa depois de um dia inteiro no trabalho, você pega o celular e vê que no visor existe uma mensagem: “48 ligações perdidas — Amor (ou seja lá como está o nome do seu(a) parceiro(a) no celular)”

“Humanizamento”:

São apenas números, certo? Não! Com certeza mil coisas passam pela sua cabeça. Você conhece bem a sua parceira (que no caso do mercado publicitário, será o seu target) e começa a tentar identificar o motivo destas ligações. Lê e relê todas a conversa no WhatsApp para ver se não falou algo errado; confere todas as datas possíveis: noivado/namoro/primeirobeijo/primeirofilme/primeiroolhar. Até que você percebe que as 48 ligações são resultado de um jantar que você marcou há 1 mês atrás.

Ação:

Você se troca correndo e no 10 minutos antes do horário marcado está na porta da casa dela. Como a conhece muito bem, sabe que gosta de ser surpreendida, e leva como elemento surpresa um buquê de flores e uma caixa de bombom.

Resultado (dados de novo):

Você analisa cada parte do rosto da pessoa amada e percebe que tudo indica que ela está bastante feliz. Parabéns amigo, o seu Job foi aprovado!