365Hold16C - Experimento: Holding de R$1.000 divididos em 16 criptomoedas por 365 dias

Gabriel Vaz
3 min readOct 19, 2017

--

Recentemente li sobre a ideia de um Canadense chamado Brett McLain que investiu $300 divididos em 31 criptomoedas, achei o experimento uma excelente ideia e resolvi seguir, só que com uma menor variedade de criptomoedas, com um investimento dentro da minha realidade e com menos detalhamento nas postagens.

Já ouvi falar muito de pessoas que viraram milionárias com investimentos baixos feitos há algum tempo atrás em Bitcoin, quando ele custava centavos e isso me deixou apreensivo. Pensando em surfar na crista dessa onda, estou seguindo com este experimento. Estou encarando ele como um "bilhete de loteria de mil reais".

Resolvi apostar estes mil reais divididos em 16 moedas e 'holdar' pelo menos por 1 ano (talvez até mais). Mas como decidi quais as 16 moedas investir?

Simples, eu não queria ter diferentes carteiras e nem ter que fazer um cálculo manual de quanto cada moeda estaria custando no momento da minha atualização. Então decidi usar uma carteira que eu me passasse segurança e ao mesmo tempo facilitasse a visualização de meu portfólio. A escolha aconteceu de maneira reversa, eu não procurei quais as melhores moedas, mas sim uma boa wallet.

A carteira escolhida foi a Exodus.io e neste exato momento ela está aceitando as seguintes 16 moedas:

Aragon, Augur, BAT, Bitcoin, Bitcoin Cash, Civic, Dash, Decred, EOS, ETH Classic, Ethereum, Gnosis, Golem, Litecoin, OmiseGo e SALT

A Exodus está em fase de expansão, mas hoje, ela só tem software para Mac, Windows e Linux e as 16 moedas listadas acima. Mas ela está em constante evolução e em breve estará implementando mais moedas.

Como comprei as moedas?

Não é fácil achar uma exchange que venda tantas moedas assim, principalmente aqui no Brasil, no ano de 2017. A maioria das Exchanges brasileiras só vendem Bitcoin, algumas poucas estão começando a aceitar transações de Ethereum, Litecoin e Bitcoin Cash, então a porta mais fácil que achei para isso foi o Shapeshift.

Comprei R$1.000 em Bitcoin pela Foxbit e transferi diretamente para minha wallet da Exodus. A Exodus tem integração com o Shapeshift, que é por onde acontece toda a mágica.

Com o Shapeshift você decide quanto você quer trocar de uma moeda X para ter a moeda Y e com uma pequena taxa ele faz a troca das moedas, direto na sua carteira! Rápido e simples!

Transação em Shapeshift de Bitcoin para SALT (Neste exemplo, gastei R$1,07 de taxa)

Então, se eu fosse dividir os R$1.000 investidos nas 16 moedas existentes na Exodus, eu teria o valor total de R$62,50 em cada uma das criptomoedas. Como eu não gosto de valores quebrados (desculpa esfarrapada, rsrsrs), optei por investir da seguinte forma: R$100 nas 3 moedas que eu julgo com maior potencial de crescimento e R$50 nas 13 restantes.

Então, coloquei R$100 em Bitcoin, Decred e Litecoin.

As transações de exchange com o Shapeshift duraram todas cerca de 1 hora para todos os saldos das moedas caírem nas respectivas carteiras e neste meio tempo o valor das moedas já não eram mais exatos R$50 e/ou R$100. Meu investimento nas criptos ficaram assim:

Saldo em R$ no dia 19/10/2017

Do montante total de R$1.000 depositados na Foxbit no começo da aventura, cerca de R$31,93 já se foram entre taxa de compra, custos da exchange, taxas de mineradores, Shapeshift e desvalorização das moedas.

Pretendo fazer atualizações períodicas (semanais, quinzenais ou mensais) de como está o investimento mas não vou me aprofundar tanto quanto o exemplo do Canadense em detalhes e gráficos semanais, diários, históricos e mensais. Este experimento é apenas para o auto-conhecimento e compartilhamento de informações sobre alguém que está, assim você e muitas outras pessoas, buscando surfar na crista dessa onda.

A sorte está lançada.

Algumas pessoas me pediram o endereço de minha carteira para doação por estar ajudando com o experimento, se você quer doar, fica aqui minhas carteiras de Bitcoin, Litecoin e Ethereum:

Bitcoin Donations:
16jm1yGgrfwekAxjakQX1fpKnN7XZbBj3W

Ethereum Donations:
0x187e686bd71665d285de03f0c2d755d80d69b3e4

Litecoin Donations:
Lcccih1pYJ5m4hkS6oseV5tCfy9Yvs3ZEx

Lembrando que essas doações não vão para a carteira da Exodus e sim para minha carteira da Jaxx, e não vão influenciar em nada no experimento.

--

--