Manual da NBA: Arquétipos Defensivos

Gabriel Sousa
3 min readDec 14, 2022

--

“Futebol é um jog-”

Brincadeira. Não vou fazer isso de novo.

Olá a todos.

Hoje, eu venho aqui apresentar — e explicar — a vocês, meus caros leitores, todos os Arquétipos Defensivos presentes no basquete atual.

Se você leu meu último (e primeiro!) texto postado aqui, você já deve saber que um arquétipo é uma ferramenta que nos ajuda a definir, de maneira simples, a natureza de um jogador em um certo lado da quadra.

Naquele texto, lhes apresentei os Arquétipos Ofensivos.

Hoje, apresentarei os defensivos.

Antes de começarmos, é bom deixar claro que todos eles são uma criação do site Basketball Index e eu não possuo nenhuma autoria a respeito. Estou apenas traduzindo-os para o português e apresentando-os a vocês aqui.

Tudo explicado e esclarecido? Sim? Então chegou a hora de começarmos.

POA

  • Exercido por armadores e alas-armadores.
  • Defende o orquestrador do ataque adversário.
  • Exige bastante vigor físico.
  • Exemplos atuais: Jrue Holiday, Alex Caruso. Jalen Suggs.

Perseguidor

  • Exercido por armadores e alas-armadores.
  • Defende o principal arremessador do adversário.
  • Geralmente é um jogador rápido.
  • Exemplos atuais: Austin Reaves, Jalen Green.

Inativo

  • Pode ser exercido por todas as posições, exceto a de pivô.
  • Defende o pior jogador do ataque adversário.
  • Geralmente não é um bom defensor.
  • Exemplos atuais: Luka Doncic, Trae Young.

Defensor de Alas

  • Exercido por alas e alas-pivôs.
  • Defende os alas adversários.
  • Possui atributos e medidas físicas privilegiadas.
  • Também consegue defender armadores devido à versatilidade dada pelo seu físico.
  • Exemplos atuais: Jaden McDaniels, OG Anunoby, Jayson Tatum.

Pivô Móvel

  • Exercido por pivôs e alas-pivõs.
  • Possui atributos e medidas físicas que o permitem sair do garrafão para marcar no perímetro com tranquilidade.
  • Geralmente é menos forte do que o Âncora.
  • Exemplos atuais: Bam Adebayo, Nicolas Claxton, Jaren Jackson Jr.

Âncora

  • Exercido por pivôs.
  • Protege muito bem o aro.
  • É um jogador pesado.
  • Pode ser explorado quando sai para o perímetro.
  • Exemplos atuais: Brook Lopez, Rudy Gobert, Joel Embiid.

E chegamos ao fim deste texto! Se você leu até aqui, eu te agradeço profundamente e, humildemente, lhe peço para me seguir aqui no Medium e me dar um feedback sobre como eu posso melhorar como escritor e criador de conteúdo. Mais uma vez, obrigado por ter tirado uma parte do seu dia para consumir meu trabalho, um abraço e até a próxima.

- Me siga no Twitter/X

- I’m living in the future so the present is my past.

--

--