Redesign! Pra que?

Redesign de marcas recentes

Com o começo da revolução industrial as marcas precisavam se expandir de forma eficiente, para isso criaram identidades marcantes e muito populares, que qualquer um poderia reconhecer sem nem mesmo saber ler, essas marcas buscavam atingir o público em massa oferecendo seus serviços ou produtos, porém a comunicação nesse período era muito precária fazendo da propaganda uma tarefa complicada para os empresários da época, havia uma certa preocupação com a imagem da empresa, porém leva-lá ao consumidor era uma tarefa árdua, o design das peças publicitárias geralmente era criado por artistas acostumados a pintura ou ilustração, foi nessa época que surgiram os primeiros designers, eles criaram obras com uma personalidade única que comumente tinham como inspiração os movimentos artísticos da época.

Primeiro Logo da Ford Motor

Com a chegada da era da comunicação digital e da globalização essas marcas clássicas precisavam se adequar ao novo, organizando e mantendo uma identidade mais uniforme, foi preciso aproximar-se do consumidor de forma mais marcante, já que a concorrência estava cada vez mais acirrada era preciso diferenciar-se. Com isso o mercado foi inundado por um mundo de marcas irrelevantes e que hoje já não existem por ineficiência de sua comunicação ou pela falta de qualidade de seus produtos e aqueles que ofereceram qualidade e uma boa comunicação com seu público estão entre nós até hoje.

Algumas marcas buscaram se distinguir de suas concorrentes fazendo um redesign de sua identidade visual seguindo as tendências mais atuais modernizando sua comunicação, e algumas vezes isso acabou por ser um desastre para indústria, designers cobravam preços exorbitantes para criarem uma marca monótona que se distanciava muito das origens, da história e do seu significado inicial apenas para seguir o mercado, algumas marcas perderam a personalidade e passaram a ser menos conhecidas nesse processo, que é perpetuado até hoje.

A ideia de seguir a tendência do mercado não é errado, algumas marcas famosas já se afundaram por conta de sua insistência com o passado, um bom exemplo disso é a kodak que tinha nas mãos o futuro da fotografia digital, mas insistiu no método clássico e acabou se perdendo. Algumas identidades clássicas realmente não dariam mais certo hoje em dia, porém existiam marcas realmente boas que sofreram uma mudança pela tendência do mercado e acabaram se distanciando das suas origens.

Um dos principais fatores que fazem com que algumas marcas percam um pouco da sua identidade ao fazer um redesign é a mudança da tipografia, alguns logos tinham uma fonte inconfundível e ao fazerem a mudança do logo, passaram a ser apenas mais uma no mercado. A tipografia deve se entender com a identidade de forma que ela possa completar ou mesmo ser independente de outros elementos, ela deve transparecer os valores da empresa e ao mesmo chamar a atenção das pessoas. Os designers de hoje parecem ter esquecido a importância desse elemento para o logotipo e gastam muito tempo criando um ícone que representa perfeitamente a empresa, porém não tem o mesmo trabalho na escolha da tipografia que é tão importante quanto o ícone que lhe acompanhará.

Veja como o designer Paul Rand incorporava a tipografia ao logo, unificando os dois;

Coleção de marcas criadas por Paul Rand

Mudar apenas para seguir as tendências do mercado não torna uma marca melhor, se a identidade atual já deixa claro os valores que a empresa precisa passar, não é necessário que seja feito um redesign da marca, as marcas clássicas mostram o que o seu fundador tinha em mente ao criar a empresa, elas mantém viva as memórias mais distantes e se tornam parte da história, se uma marca é realmente boa ela viverá para sempre, e estará permanentemente atualizada.

Fonte: livro Marca, Francesc Petit

Gabriel Luiz Cardoso Fonseca
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade