Os 5 destaques do Bots4U
No dia 30/08, a Take realizou o Bots4U, o maior evento de chatbots do Brasil.
Foram mais de 400 participantes. Palestrantes da Take, Facebook, Google, IBM, Microsoft, Dashbot, Pandorabots, além de clientes, como Grupo Recovery e Localiza Hertz. O dia foi excelente para aprofundar a discussão sobre os Contatos Inteligentes e discutir sobre algumas novidades do mercado. Infelizmente não consegui assistir a todas as palestras (até porque haviam palestras simultâneas), mas elenco aqui os cinco destaques do evento, na minha opinião:
1. WhatsApp Business Solution é a maior novidade do ano

O Roberto Oliveira, CEO da Take, falou bastante sobre o lançamento do WhatsApp Business Solution (se não sabe o que é, recomendo a leitura desse artigo ). Esse lançamento faz com que toda empresa no Brasil repense a maneira de conversar com seus clientes, pois é disparado a aplicação de mensageria mais utilizada no país (e boa parte da população entra no WhatsApp todos os dias!).
O Facebook tem trabalhado para que ele se torne o principal canal de atendimento ao cliente. São várias regras de uso para evitar SPAMs indesejados, e para sua empresa criar o contato oficial, é necessário integrar direto com o WhatsApp ou via Service Provider. São pouquíssimos no mundo e a Take é um deles!
Lembrando que, segundo as regras da solução, é proibido fazer promoções no WhatsApp.
2. Facebook Messenger não para de evoluir

Essa limitação do WhatsApp fortalece ainda mais o Facebook Messenger, que continua como a opção “oficial” do Facebook para promoções. E é justamente aí que ele se destaca, pois cada vez mais a empresa tem lançado novidades que tornam a experiência incrível. O Anand Arivukkarasu, Gerente de Product Growth no Facebook mostrou algumas delas: componentes ricos de conversa, experiências como o Handover Protocol (que permite que um bot “entre” em uma conversa), página de discovery de chatbots e ferramentas de marketing que integram a conversa aos ads.
3. Ok Google, me fale sobre o Google Assistente

As palestras do Newton Neto e do Leandro Barbosa mostraram que o Google também tem dedicado muita atenção à mensageria. O Google Assistente, canal de voz que vem para revolucionar a maneira a como as pessoas interagem com as empresas. Ele é nativo em todo celular Android e, em breve, o Google Home também chegará no Brasil. Com o Assistente, é possível conversar com o celular e perguntar alguma informação de maneira bem natural, isso ativa Actions (praticamente bots, no idioma Google). Você provavelmente já brincou com ele alguma vez, com perguntas banais como “Vai chover hoje em São Paulo?”, mas um bom exemplo para ilustrar as reais possibilidades dessa poderosa plataforma é você imaginar o seguinte cenário: você pergunta pro Celular “Ok Google, tenho alguma conta para pagar essa semana?” e não só ele te responde que sim, mas aciona uma Action do seu banco e envia o boleto da conta direto para seu e-mail.
4. Building and Evolution

Construir um bot é fácil, construir um bom bot é muito difícil. E mais importante: em nenhuma outra tecnologia com a qual já trabalhei, o conceito de 1.0 faz tanto sentido. Construir um bom bot exige evolução. Construir uma versão e aprender com o usuário como evoluir a conversa e o serviços disponibilizados. E a melhor forma de fazer isso é medindo, observando e aprendendo rápido. Porém o desafio é imenso.
Não é simples medir uma conversa, pois ela não é linear. Além disso, muitas empresas ainda querem aplicar KPI´s de atendimento telefônico no bot. Falar de Tempo Médio de Atendimento em um bot no WhatsApp não faz tanto sentido assim (imagina o usuário que troca a thread para responder aquela piada sensacional que respondeu no grupo de amigos? Ele encerrou seu atendimento? Não, mas via chat ele pode ir no seu próprio tempo...
Já existem algumas ferramentas interessantes no mercado, como o Chatbase do Google, o Analytics do Facebook (que agora tem uma parte dedicada aos bots do Messenger) e o Dashbot.
O fundador do Dashbot, Dennis Yang, palestrou no evento e apresentou algumas das features e dos desafios para criar bons analytics. No coffee break ,ainda tivemos uma excelente conversa sobre a questão de Tempo médio de atendimento e tempo de sessão (assunto que vale uma publicação própria).
5. BLiP: One Step Beyond

Tudo bem que eu sou suspeito para falar do BLiP, mas o Bots4U serviu para consolidá-lo como uma das principais plataformas de construção, gestão e evolução de Contatos Inteligentes do mundo. E não sou somente eu que estou falando, são os profissionais do Facebook, do Google, da Microsoft, nossos clientes…

Quer publicar seu Contato Inteligente no WhatsApp? Dá pra fazer lá da plataforma com poucos passos. Assim como no Messenger, no Google Assistente (em breve) e em diversos outros canais.

Vai construir sua base de conhecimento para utilizar Inteligência Artificial? Crie pelo portal do BLiP e utilize o motor de NLP de sua preferência. O BLiP já está integrado ao IBM Watson e ao Microsoft Luis e em breve estará conectado ao DialogFlow e outros provedores.
A plataforma ainda está integrada ao Chatbase e ao Dashbot (como anunciado no Bots4U) e o Builder é super bacana para construir e evoluir os fluxos de conversa. Costumo brincar que é uma ferramenta simples e complexa, complexa e simples. Dá pra construir fluxos simples em minutos, mas é possível construir complexas árvores, totalmente integradas às mais diferentes APIs de serviço.

Duas novidades recentes bem bacanas são o BLiP Desk, ferramenta de atendimento humano nativa da plataforma (o que não impede uma integração a outras ferramentas de mercado)

e o BLiP Growth, criado em parceria com o Facebook e a Sugar Ads, que permitirá criar campanhas no Facebook diretamente da plataforma.

O BLiP não está nem perto de sua forma final. Como o CTO da Take, Sérgio Passos, apresentou, a plataforma tem evoluído toda semana com base no tripé de Velocidade, Estabilidade e Flexibilidade.
É um processo que acreditamos nunca ter fim, mas estamos muito empolgados com tudo que está por vir.
5.1. Destaques bônus:
- A palestra do Steve Worswick, da Pandorabots, sobre os desafios de construir a Mitsuku, bot mais inteligente do mundo, serviu para ilustrar que um bom bot exige muita evolução e aprendizado!
- Ver nossos clientes do Grupo Recovery e da Localiza Hertz mostrando os resultados dos bots e como eles são centrais na estratégia de futuro das empresas foi sensacional.
Resumo da ópera
Contatos Inteligentes são o futuro. Segundo o Gartner (que também esteve no Bots4U), chatbots estarão presentes em 85% de todas as interações entre Empresas-consumidores até 2020.
Se a sua empresa ainda não começou a pensar em ter um Contato Inteligente, corra! Seus concorrentes muito provavelmente já começaram a pensar nisso e seus clientes definitivamente já estão querendo se comunicar de maneira descomplicada com a sua marca.
E se você não participou do Bots4U, ano que vem tem mais!
