Aula de biologia sobre suplementos
E aí, meus senhores e senhoras, viventes do grande reino da internet.
Há menos de 3 meses, eu comecei a frequentar uma academia regularmente, com o intuito de ficar fortinho e gostosinho pro verão 2015. Já troquei o meu programa duas vezes — você troca todo mês o conjunto de exercícios que você tem que fazer — e estou comendo o máximo que eu puder, com o intuito de ganhar massa e peso. Sim, afinal, meu somatotipo é mais próximo da ectomorfia, então, devido ao meu metabolismo acelerado e à má alocação de músculos no meu corpo, eu tenho severas dificuldades em ficar marombado.
MAAAAS como a academia é regida pela tríplice coroa (?) do TAS — Treino, Alimento e Suplemento — e até agora eu só mencionei dois desses itens, vocês podem imaginar que esse post é INTEIRO sobre suplementação (acho que vocês não podiam imaginar isso). Isso porque eu tenho uma mania feia de me tornar um expert nas coisas que eu paro pra estudar, e não foi diferente com suplementos. Por eles influenciarem no desenvolvimento do meu corpo e estarem intimamente conectados com a quantidade de progresso que eu vou observar ao longo do período pelo qual eu estiver na academia, eu achei por bem conhecê-los melhor, e entender como funcionam.
No início do meu terceiro mês de academia, no dia 8 de julho, eu (por eu entenda-se meu pai) comprei um conjunto de suplementos que, baseados em minhas pesquisas, seriam o bastante para alavancar meus resultados. E surpreendentemente, eles foram. Obviamente, os exercícios da academia tiveram uma participação bem mais importante no final, mas os suplementos sem dúvida ajudaram. Então, fica aqui a lista de suplementos que eu estou tomando, como eu estou tomando, quando eu estou tomando e porque eu estou tomando.
1. Probiótica Millennium Line Hiper Whey Protein 900g Morango
Ah, o Santo Graal dos marombeiros. O Whey Protein é item indispensável na lista de suplementos de qualquer marombeiro, e isso se deve ao fato de ele ajudar bastante no desenvolvimento muscular. Esse whey da Probiótica, em específico, foi o melhor custo benefício que eu pude achar, especialmente porque, da porção de 30g de whey, 21g são proteína — concentrada, mas ainda assim, proteína. Isso resulta em uma concentração de 70% de proteína, e esse produto sai a cerca de 90 reais nos sites de grandes redes varejistas. Aqui em casa são três pessoas rachando esse pote de whey, então a gente tem que ser bem econômico, e por isso, só dá pra tomar no pós-treino, mas, se você não precisa dividir com ninguém, você pode tomar ao acordar também pra abaixar seus níveis de cortisol e quebrar o catabolismo. NUNCA TOME WHEY ANTES DO TREINO. Ah, além do mais, o cheiro dele é muito bom, e o gosto também, mesmo misturando com água. Bom, na verdade eu não sei se o gosto dele em si é bom, porque eu sempre misturo com malto, então, vai saber.
Como eu tomo: depois do treino (ou acordar), 1 scoop de whey (30g) + 2 scoops de maltodextrina (abaixo, 60g) + 250ml de água gelada (ou leite desnatado, mas prefira água; NUNCA MISTURE WHEY COM LEITE INTEGRAL). Bate no liquidificador por um minuto (ou joga tudo dentro da shakeira e sacode, ou faz dentro de um copo e fica mexendo com a colher, o que for mais cômodo pra você) e tá pronto pra beber.
2. Probiótica Millennium Line Mega Maltodextrin 1kg Morango Silvestre
A gente aqui na academia costuma dizer que (aqueles mala) é um pecado capital tomar whey sem malto, e sim, é verdade. Isso porque o whey deve ser tomado no pós-treino, pra fornecer fonte de nutrientes rapidamente pro seu corpo e ajudar na síntese muscular. Entretanto, é inútil você ingerir apenas proteína depois do treino (ou em qualquer momento, diga-se de passagem), porque o mais importante pro desenvolvimento muscular não é a proteína, mas sim os carboidratos. São eles que previnem a quebra muscular, fornecem energia e repõem os estoques de glicogênio dos músculos. Esse da Probiótica é bom também, é um carboidrato de alto índice glicêmico bem concentrado e tem um gosto bom (junto com água e Whey). ah mas esse menino é viciado em morangos — na verdade não, eu nem gosto de morango, mas como eu já sabia que eu ia misturar whey com malto, eu procurei um sabor em comum entre os dois, e morango é o único (whey tem chocolate, baunilha e morango; malto tem laranja, açaí, guaraná e morango, se eu bem me lembro).
Como eu tomo: bom, tá ali em cima, mas se você já esqueceu -> 1 scoop de whey (30g) + 2 scoops de maltodextrina (60g) + 250ml de água gelada (ou leite desnatado, mas prefira água; NUNCA MISTURE WHEY COM LEITE INTEGRAL). Bate no liquidificador por um minuto (ou joga tudo dentro da shakeira e sacode, ou faz dentro de um copo e fica mexendo com a colher, o que for mais cômodo pra você) e tá pronto pra beber.
3. Probiótica Millennium Line Super Albumin 500g Morango com Banana
ah mas esse menino é viciado em morang— já falei que não, mas eu tenho um certo transtorno compulsivo, e apenas o pensamento de eu ter dois suplementos sabor morango e um terceiro de qualquer outro sabor diferente já me corrói, então, morango de novo. A albumina eu tomo antes de dormir, porque é uma proteína de lenta absorção, e vai fornecer nutrientes pro meu organismo enquanto eu durmo, reduzindo os efeitos catabólicos. Esse é de longe o suplemento mais gostoso, especialmente porque você tem mais liberdade pra preparar ele. Quanto à tabela nutricional, o Super Albumin não é muito concentrado — acho que só tem 8g de proteína na porção de 30g — mas eu comprei só pra ver como era; inclusive, já até achei um substituto pra ela: o Albumin 80 500G, da NeoNutri, que tem 3 vezes mais proteína.
Como eu tomo: antes de dormir, 1 scoop de albumina (30g) + 150ml de leite integral (nesse caso aqui pode, porque vai desacelerar a absorção da proteína, fazendo ela funcionar por mais tempo). Bate no liquidificador (ou joga na shakeira, mexe com uma colher, Sei Lá, Tanto Faz).
Esses aí são os suplementos do pai, e ainda tá faltando coisa aí. Pelo menos um hipercalórico — provavelmente outro da Probiótica, alguma massa anticatabólica — vai entrar nessa lista aí. E aliás, eu também já estou vendo substitutos pro Whey Protein e pro Malto pra fazer meu dinheiro valer mais a pena. Os suplementos atuais já estão fazendo um ótimo trabalho, eu realmente estou vendo resultados e não faz nem um mês que eu comecei a tomar, mas acho que dá pra ficar melhor.
Volto em breve pra dar novas informações que vocês não tem o menor interesse em saber. Abraço.