Metodologia de Análise de Solução de Problemas (MASP)

Hoje participei de um workshop oferecido pela consultoria Brains Desenvolvimento Profissional.

Um evento interessante com o tema de Análise de Soluções de Problemas no ambiente organizacional, mas não se restringindo somente ao mesmo.

Essa metodologia bastante conhecida no mercado por aqueles que atuam com projetos buscando a melhoria contínua nos processos organizacionais e estratégicos de uma empresa é interessante.

Tal metodologia é indicada para acompanhar indicadores chaves de um negócio, tais indicadores conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators). Não obstante, não se restringe somente a este, a MASP é recomendada para profissionais que tenham certificação Six Sigma.

Para que o indivíduo consiga atuar com os problemas no ambiente organizacional, ele faz planejamentos de modo a priorizar o que deve ser feito, buscando a otimização de recursos e ganho de rentabilidade.

Indica-se, além de profissionais do ramo, mas também estudantes de diversos cursos, Administração de Empresas, Engenharia, Ciências da Computação, entre outros.

Ao entender que a MASP está conectado ao Lean Manufacturing, Six Sigma e outras metodologias que atuam com a melhoria contínua de processos de uma organização, foi possível voltar os olhos para minha pesquisa de metodologias inovadoras que atuam diretamente em um ecossistema diferenciado com outros tipos de empresas (startups).

O Lean Manufacturing, pai de todas as metodologias de produção enxuta, ensina como fazer mais com menos sendo eficiente e ganhando receita sem perder recursos essenciais que fazem com que a empresa se torne competitiva.

Tal recurso é o capital intelectual.

A gestão de pessoas é importante e deve ser estudado de forma paralela as metodologias de processos e suas diversas ferramentas.

O workshop foi enriquecedor e gerou um brainstorm interno.

As pesquisas continuam …