Resenha: “Metodologia de projeto de Bruno Munari aplicada ao design de superfície de moda”.

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT

Metodologia e Design Estratégico

Professor: Niva Silva

Gabriel Pontes / RA 516113128

Artigo da resenha: “Metodologia de projeto de Bruno Munari aplicada ao design de superfície de moda”.

“Metodologia de projeto de Bruno Munari aplicada ao design de superfície de moda” é um artigo realizado por Cinele Estol Cardoso e Julia Picoli, estudantes do curso de Design de Moda no Centro Universitário Metodista — IPA. O artigo tem como principal fundamento mostrar a aplicação da metodologia de projeto que é proposta por Bruno Munari, um artista e designer italiano, que contribuiu em muitos campos das artes visuais. O artigo descreve os passos que se deve seguir para que esta metodologia seja aplicada de maneira eficiente, gerando resultados positivos.

Bruno Munari e sua criação: “Escultura dobrável vermelha”.

O artigo nos traz a aplicação de uma metodologia de projeto a ser aplicada na área da moda. Começa com um tópico nomeado como “Metodologia de projeto” onde explica claramente o que é metodologia e metodologia de projeto e segue nos explicando o conceito de metodologia de projeto elaborado por Bruno Munari, citando “O autor afirma que projetar é fácil quando se sabe o que fazer. Ele compara a metodologia a uma receita de arroz verde e a define como uma série de operações necessárias, dispostas em ordem lógica, ditadas pela experiência”. Em seguida nos traz uma figura que descreve os passos desta metodologia. Ao decorrer do artigo, ele nos mostra a aplicação desta metodologia na área da moda, voltada as estampas (patterns) e nos relata os passos de como aplicar isso.

Metodologia por Bruno Munari

Mais a frente, é exposto como captar e trabalhar em cima da definição de um problema. Entende-se que não é necessário procurar uma solução imediata para o problema e sim dividir ele em subproblemas.

De acordo com Munari (2002), após a instituição do problema geral, é comum ter-se a pretensão equivocada de imediatamente ir à procura de uma ideia que resolva o problema. O autor indica que o designer não deve buscar ideias neste momento, mas precisa primeiro, definir o problema como um todo e determinar os limites dentro dos quais se pretende trabalhar.”

O restante do artigo se trata dos processos seguintes da metodologia aplicada por Bruno Munari.

O artigo é bastante claro e passa o conteúdo de maneira eficaz para quem o lê com atenção. No começo a sua mente pode embaralhar um pouco com a forma em que ele é redigido, mas logo seguinte a leitura torna-se cada vez mais suave e compreensiva. É bastante útil para quem procura aprender sobre a área da moda e elaboração de estampas, entretanto ele serve também para quem quer entender mais sobre a aplicação de metodologia de pesquisas ou projetos, já que é possível aplicar essa metodologia em todas as áreas. Recomendo para estudantes de PP e Marketing, é ótimo para a aplicação nessas matérias e pode ser uma ferramenta de grande peso para essas áreas.

Gabriel Pontes, 23 anos, morador de Guarujá, São Paulo e acadêmico do curso de Design na Universidade Monte Serrat.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.