Image for post
Image for post

Hoje, os dados são o bem mais valioso das empresas. O que faz com que qualquer acesso não autorizado ou modificação desses dados impacte todo o sistema de uma empresa.

Imagine um sistema que se conecte externamente com um banco de dados sendo usado maliciosamente como ponte para acesso, alteração ou até deleção dos dados privados e importantes para a empresa.

Uma técnica de ataque utilizada para sistemas de bancos de dados é o chamado SQL Injection (injeção de SQL). Nesse ataque, comandos da linguagem SQL são inseridos pelos usuários maliciosos por meio de valores usados como referência e variáveis de entrada para a comparação ou limitação da execução do comando SQL originalmente escrito. Aplicações com campos de texto para utilizá-los como variáveis base para suas consultas ao sistema como login e senha, nomes ou códigos exclusivos de pesquisa, por exemplo, podem ser burlados para finalizar o comando programado e iniciar a execução de outro escrito pelo próprio invasor. …


Image for post
Image for post

Independentemente do ramo e da complexidade das operações, as multinacionais, pequenas startups e até empresas de médio porte, todas precisam ter um monitoramento sobre as tarefas que são realizadas. E muito além de acompanhar resultados, essas empresas precisam garantir que todos os envolvidos estejam conectados e sintonizados durante todo o processo de trabalho.

Por mais simples que uma informação possa ser, caso ela não chegue até uma equipe do projeto que precisa dela, atrasos e até erros podem acontecer.

A comunicação humana ou digital em um processo de trabalho deve garantir que cada informação importante para um envolvido e para o projeto como um todo chegue corretamente para os interessados e que eles tenham ciência de sua existência e sua relevância. …


Image for post
Image for post

Colocar a ideia no papel é fácil. Agora, para publicá-la em um livro, em formato físico ou digital e com todos os requisitos necessários, muitas formalidades e processos precisam ser seguidos. O que no começo pode ser bem difícil.

Como escritor publicado (de maneira independente), encontrei e segui diversos guias e orientações para cuidar de minhas obras, mas tudo isso de várias fontes, e cada uma com procedimentos muito “picotados”. Todas as questões de ISBN, direitos autorais, formatação e distribuição, muito importantes para esse processo, vêm com comentários não muito claros em cada um dos manuais que se encontra sobre o assunto. Claro que muito pode ser evitado contratando profissionais especializados para cada passo desse processo, e até mesmo deixando o lado independente da publicação e encontrando editoras para firmar parcerias com a obra. …

About

Gabriel Tessarini

Front-End Developer / Poet / Painter

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store