Os Sistemas Operacionais Windows, Linux e Mac Osx

Gabrielle Ramos
16 min readMar 28, 2018

--

O que é um sitema operacional?

Um sistema operacional é um software ou programa mais importante que é executado em um computador, é ele quem dá a possibilidade de usarmos e dar ordens ao mesmo.

Eles são importantes por que eles permitem que você interaja e dê ordem ao computador. Sem um sistema operacional o computador é inútil. Sem o sistema operacional, você não teria a plataforma que carrega os programas que possibilitam escrever uma carta, escutar música, navegar na internet ou enviar um e-mail. Os sistemas operacionais mais usados são:

- Windows, Linux e Mac Osx

Vamos conhecer um pouco sobre cada sistema começando pelo Windows.

Microsoft Windows é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da chegada da interface gráfica, o computador era utilizado a partir de comandos de texto. Não havia interatividade com o usuário. Era muito complicado passar comandos para a máquina sem ter bons conhecimentos de linguagem de programação, mas tudo começou a mudar quando em 1981, a Microsoft iniciou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (Windows), possibilitando o uso do mouse em uma interface cheia de janelas. Este foi um novo passo para o mundo da informática, pois o desenvolvimento do Windows deu o início a uma nova geração de sistemas que possuíam interface gráfica, nos quais os usuários viam o que desejavam e simplesmente clicavam.

O windows é a mais popular plataforma de computação entre os usuários de PC e com a natureza inicial de ser aberto e permitir que instalássemos qualquer programa se tornou inovador, prático e ainda mais utilizável. Nenhum programador ou desenvolvedora de software precisava pedir a Microsoft para distribuir suas aplicações, podendo distribui-lo diretamente aos usuários.

O Windows feito para as versões de processadores X86 (chamado de Intel), o Windows desktop ainda é uma plataforma aberta, podendo instalar tudo que quiser. Mas isso apenas na área de trabalho padrão, pois na área Metro você só pode instalar o que estiver disponível na loja, apesar de poder colocar atalhos para executar qualquer aplicativo que esteja instalado na área de trabalho.

Agora a versão do Windows RT (para processadores ARM) a Microsoft tornou o desktop fechado, onde você só pode instalar aplicativos desenvolvidos pela Microsoft na área de trabalho e os disponíveis na loja quando utilizado o Metro.

Tipo de sistema: Aberto (x86) e Fechado (na versão RT).

5 últimas versões do Windows

Windows XP

A versão mais duradoura do Windows e que conseguiu reunir sistemas operacionais empresariais e pessoais em um só produto foi lançada em 2001.

Essa versão trazia uma interface toda repaginada, o conhecido botão verde do Menu Iniciar e o famoso plano de fundo das colinas.

Foi a primeira versão do Windows a contar com gravação de CD embutida, auto play de discos e outras mídias e ferramentas automatizadas de atualização e recuperação. Além tudo isso, vinha com o recurso ClearType, que possibilitava uma leitura mais confortável em telas LCD. O Windows XP foi a mais popular de todas as versões do sistema operacional, mas isso não trouxe apenas vantagens

Windows Vista

Apesar de bonito, o Vista não foi bem aceito pelo público por dois motivos principais. O primeiro é a tecnologia “User Account Control”, que solicitava permissões para aplicativos em excesso e irritou os usuários. Para completar, os requisitos de funcionamento exigidos pelo sistema nunca condisseram com a realidade e ele nunca rodou de maneira satisfatória, não importando a configuração do computador.

Windows 7

Lançado em 2009, o Windows 7 teve o claro objetivo de resolver os problemas do Windows Vista e muita gente afirma que o 7 é aquilo que o Vista deveria ter sido. A Microsoft conseguiu implantar melhorias importantes no sistema, que conferiram velocidade e estabilidade sem precedentes. Algumas alterações visuais também foram feitas e os pedidos de autorização foram equilibrados de maneira a não frustrar os usuários.

Além das melhorias, o sistema trouxe o reconhecimento de escrita e o redimensionamento automático de janelas.

Windows 8/8.1

Lançado em 2012, o Windows 8 representou a mudança mais drástica realizada pela Microsoft em seu sistema operacional em termos de interface. Ele foi todo otimizado para a tecnologia touch e o botão do Menu Iniciar sumiu.

A nova organização em blocos coloridos, botões grandes e widgets que mostravam informações atualizadas em tempo real foi uma tentativa da Microsoft criar um sistema operacional único, que funcionasse tanto em desktops quanto em dispositivos móveis. A ideia, no entanto, não foi bem aceita.

Um ano depois, em 2013, a companhia liberou o Windows 8.1, que devolveu o botão Iniciar — mas não o menu — e possibilitava a inicialização direta na área de trabalho, tornando a utilização um pouco mais prática em computadores de mesa.

Windows 10

A nova versão do Windows representa o retorno do foco da empresa aos desktops, mesmo sem dispensar totalmente a utilização do sistema em dispositivos móveis. O Windows 10 trará de volta o Menu Iniciar e será possível alternar entre um modo tradicional de trabalho — para usuários de PCs tradicionais — e outro para tablets e computadores híbridos compatíveis com telas sensíveis ao toque. É importante lembrar que o objetivo do Windows 10 é unificar a plataforma em todos os tipos de dispositivos, apesar do enfoque especial nos desktops. Existem aplicativos para a nova versão do sistema operacional que são multi-dispositivo e que já podem ser baixados na Windows Store.

Com a baixíssima aceitação do Windows 8 — muitos usuários ainda permanecem utilizando o Windows 7 e até o XP -, a Microsoft percebeu que é necessário manter seu público cativo de usuários de PCs tradicionais e isso só pode ser feito se as tentativas de unificação de sistema forem pensadas também para esses dispositivos e para manter a praticidade na utilização do teclado e do mouse.

O novo Windows promete conquistar — e reconquistar — os usuários de todas as plataformas, compensando a rejeição da última versão e se tornando para o 8 o que o 7 foi para o Vista.

Agora vamos conhecer um pouco sobre o sistema operacional Linux.

O Linux foi criado como um projeto de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds. Naquela época os sistemas operacionais mais populares eram o Unix, que era muito usado em empresas, o Mac OS, da Apple, muito popular entre os usuários domésticos que tinha uma interface muito amigável e superior ao do Windows em muitos aspectos, mas muito caro também. O Windows, que na verdade era a opção pra quem não podia comprar um computador da Apple.

Linus Torvalds resolveu disponibilizar o código-fonte do Linux sob a licença GNU a fim de conseguir ajuda de outros desenvolvedores. Muitos desenvolvedores se interessaram e começaram a adicionar novos recursos rapidamente mas ficou limitado a este círculo técnico pois ainda estava em fase embrionária não sendo possível a utilização em larga escala.

Até então o linux funcionava totalmente em modo texto mas por volta de 1994, foi lançada uma versão para linux do programa XFree, programa que cria interfaces gráficas, desde então muitas outras interfaces foram criadas com base no XFree fazendo com que o Linux ganhasse uma interface muito mais amigável, como o GNOME e KDE

Mas porque o Linux é gratuito?

Linus Torvalds, quando desenvolveu o Linux, não tinha a inteção de ganhar dinheiro e sim fazer um sistema para seu uso pessoal, que atendesse suas necessidades. O estilo de desenvolvimento que foi adotado foi o de ajuda coletiva. Ou seja, ele coordena os esforços coletivos de um grupo para a melhoria do sistema que criou. Milhares de pessoas contribuem gratuitamente com o desenvolvimento do Linux, simplesmente pelo prazer de fazer um sistema operacional melhor.

Tipo de sistema: Aberto.

Versões do Linux

1- Ubuntu

O Ubuntu é sem dúvida nenhuma, a distribuição linux mais usada e também a que maior influencia devido ao fato de ser uma das distribuições mais amigáveis e mais fáceis de instalar, usar e também de ser a distribuição mais fácil de se instalar programas e de se obter ajuda para resolver problemas.

2- Debian

Debian é uma das distribuições mais estáveis e muitas distribuições linux tem o Debian como base. No Debian, cada pacote para por inúmeros testes até ser considerado estável.

Algumas pessoas que estão começando a usar podem considerar Debian uma distribuição complexa demais para iniciantes.

3- Gentoo

O principal diferencial dessa distribuição é o fato de os seus pacotes não serem pré-compilados, todos os pacotes são compilados para o hardware do sistema, obtendo assim maior velocidade do que seria possível em outras distribuições.

É uma distribuição voltada apenas para usuários avançados.

4- Mageia

Ocupando o lugar que seria da Mandriva, Mageia é uma distribuição Linux francesa criada por ex colaboradores da Mandriva que criaram uma Organização sem fins lucrativos após uma série de demissões que ocorreram antes da falência da empresa.

5- Fedora

Apesar de não ser tão fácil de usar quanto as distribuições Ubuntu e Mint, é uma distribuição relativamente fácil de usar mas os iniciantes podem ter um pouco de dificuldade.

De qualquer forma é uma ótima distribuição e é patrocinada pela Red Hat.

Agora vamos conhecer um pouco sobre o sistema operacional Mac Osx

O Mac OS é o sistema operacional dos computadores da linha Macintosh, da Apple. O seu surgimento ocorreu em 1984, junto ao lançamento do primeiro Macintosh. Esse computador tinha 128 KB de RAM e processadores da família 68000 da Motorola. Inicialmente, o seu sistema operacional era chamado apenas de System.

O System era modificado a cada versão do Macintosh com pequenas melhorias. Assim seguiu até 1988, com o System 6. Em 1991, a Apple lançou o System 7, considerado uma versão com várias mudanças. Entre elas, estão o uso de cores, multitarefa como parte integrante do sistema, introdução da linguagem Apple Script e Drag & Drop de arquivos. Outro avanço notável do sistema operacional surgiu em 1994, quando a Apple começou a adotar o uso de processadores PowerPC da IBM, que permitiram maior processamento pelo SO e pelos programas, e também começou a permitir a criação de clones da sua arquitetura por outros fabricantes. A partir da versão 7.6, o nome Mac OS começou a ser adotado.

O Mac OS é conhecido por ser o sistema operacional a popularizar o uso da interface gráfica. Na fase inicial, após o lançamento dessa forma de interagir com a máquina, esse tipo de sistema teve pouca aceitação por desenvolvedores, que estavam acostumados com o uso de terminais de linha de comando para executar seus programas. Após a popularização da interface gráfica e o surgimento de bibliotecas com mais possibilidades de criação e recursos mais poderosos, o uso da interface gráfica tornou-se o caminho principal de desenvolvimento de programas para computadores pessoais.

Após alguns anos da adoção do Mac OS como sistema operacional dos computadores da Apple, a versão 9 do sistema estava lançada. Alguns anos antes, Steve Jobs tinha sido demitido da empresa e tinha iniciado a NeXT. Essa empresa tinha como objetivo o desenvolvimento de computadores com muito poder de processamento, voltado ao mercado de instituições de ensino e pesquisa. Aliado ao desenvolvimento do hardware desses computadores, a NeXT desenvolveu o seu próprio sistema operacional, o NeXTStep. Ele era baseado num micronúcleo Mach e no sistema Unix FreeBSD.

Nessa época, a Apple enfrentava problemas financeiros decorrentes da diminuição do uso do Mac OS e do aumento da parcela de mercado da Microsoft e, como saída, decidiu apostar suas fichas no lançamento de uma versão totalmente melhorada do Mac OS. Esse foi o motivo da volta de Jobs à Apple. Com a aquisição do NeXTStep pela Apple, Jobs voltava à empresa e, posteriormente, retomaria o cargo de CEO.

A partir dos pontos fortes do NeXTStep, como estabilidade do Unix, linguagem orientada a objetos (Objective C), que facilitava o desenvolvimento de aplicações, e a disponibilidade de kits de desenvolvimento refinados, juntamente com a agradável interface gráfica do Mac OS, surgia então o Mac OS X (pronuncia-se OS Ten).

O Mac OS X lançou um novo tipo de interface gráfica, a Aqua. Além das mudanças quanto ao processamento e gerenciamento do SO, essa foi a mudança mais notável pelos usuários leigos. Esse estilo de interface gráfica é marcado pelo uso de bordas arredondadas, cores translúcidas, sombreamentos e reflexos nas texturas, dentre outros detalhes de design.

O Mac OS X é o sistema operacional dos computadores da Apple e está na sua versão 10.7. As suas versões são apelidadas por nomes de felinos. Veja, a seguir, os nomes das versões, da versão 10.0 até a próxima versão (já anunciada para ser lançada no meio deste ano), a 10.8:

Mac OS X

Apesar da fama da Apple, a plataforma do Mac OS X ainda é considerada aberta. Na loja da Apple para seus aplicativos são colocadas várias restrições sobre os desenvolvedores para tentar tornar os aplicativos mais seguros, mas os desenvolvedores podem optar por deixar o app armazenado em outro local podendo distribuir diretamente para os usuários.

1- Mac OS X v10.4 — Tiger;

O Mac OS X v10.4, popularmente conhecido como “Tiger”, foi o quinto lançamento do Mac OS X. O Tiger foi liberado ao público em 29 de abril de 2005 como o sucessor do Mac OS X v10.3 “Panther”, que foi lançado 18 meses antes, sendo substituido pelo Mac OS X v10.5 “Leopard”, em 26 de outubro de 2007, após 30 meses, tornando-se o Mac OS X de mais longa versão. Alguns dos novos recursos incluem um rápido sistema de busca chamado Spotlight, uma nova versão do navegador Safari, Dashboard, um novo tema unificado, e suporte aperfeiçoado para uso em processadores 64 bits.

O Tiger foi também a primeira versão do sistema operacional Mac OS X liberado para trabalhar com máquinas Apple Inc. — arquitetura Intel (máquinas Apple usando processadores x86). Seis semanas após o seu lançamento oficial, a Apple tinha entregue 2 milhões de cópias do Tiger, o que representa 16% de todos os usuários do Mac OS X. A Apple alega que o Tiger foi o mais bem sucedido Mac OS X história da empresa. Na Conferência WWDC, em 11 de junho de 2007, CEO da Apple Steve Jobs anunciou que, dos 22 milhões de usuários do Mac OS X, mais do que 67% estavam usando a versão Tiger.

2- Mac OS X v10.5 — Leopard

Mac OS X Leopard (versão 10.5) é o sexto lançamento do Mac OS X , da Apple, desktop e servidor de sistema operacional para computadores Macintosh. Leopard foi lançado em 26 de outubro de 2007 como o sucessor do Tiger (versão 10.4), e está disponível em duas variantes: uma área de trabalho versão adequada para computadores pessoais , e um servidor de versão, o Mac OS X Server. Leopard foi substituído pelo Snow Leopard (versão 10.6). Leopard é a versão final do Mac OS X para apoiar o PowerPC a arquitetura como funções Snow Leopard apenas com Intel Macs.

Segundo a Apple, o Leopard contém mais de 300 alterações e melhorias sobre seu antecessor, o Mac OS X Tiger, que abrange componentes do núcleo do sistema operacional, bem como aplicações incluídas e ferramentas para desenvolvedores. Leopard introduz um desktop significativamente revisto, com um redesenhado Dock , Stacks , um semitransparente barra de menu , e uma atualização do Finder que incorpora o Cover Flow navegação visual da interface pela primeira vez no iTunes . Outras características notáveis incluem suporte para escrita de 64 bits de interface gráfica com o usuário aplicações, um utilitário de backup automatizado chamado Time Machine, suporte para Spotlight buscas em várias máquinas ea inclusão do Front Row e Photo Booth , que anteriormente eram incluídos apenas com alguns modelos de Mac.

A Apple perdeu quadro Leopard tempo de liberação, como originalmente anunciado pelo CEO da Apple, Steve Jobs. Quando discutida pela primeira vez em junho de 2005, Jobs afirmou que a Apple pretende lançar o Leopard no final de 2006 ou início de 2007. Um ano mais tarde, este foi alterado para a Primavera de 2007. No entanto, em 12 de abril de 2007, a Apple emitiu uma declaração de que seu lançamento seria adiado até outubro de 2007 por causa do desenvolvimento do iPhone

3- Mac OS X v10.6 — Snow Leopard

O Mac OS X 10.6 “Snow Leopard” é um sistema operacional da Apple sucessor da versão 10.5 “Leopard”. Steve Jobs, antigo CEO da Apple, anunciou o Snow Leopard na Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) em 8 Junho de 2008.[4] O Snow Leopard foi lançado em setembro de 2009, em uma atualização disponível para os usuários do Leopard por $29. Usuários do Tiger podem atualizar com o Mac Box Set, um pacote que inclui o Snow Leopard, iLife ’09, e iWork ‘09.

A atualização para Mac OS X focou em performance, eficiência e em reduzir o consumo de memória, em vez de novas funcionalidades para o usuário. Foi o primeiro Mac OS desde o System 7.1.2 a não suportar a arquitetura PowerPC, abandonada em virtude da nova linha de produtos baseados em processadores Intel

4- Mac OS X v10.7 — Lion — versão atual

Mac OS X v10.7 “Lion” é uma das versões do sistema operacional Mac OS X da Apple Inc., sendo o sucessor do Snow Leopard e antecessor do Mountain Lion, e foi lançado mundialmente em 20 de Julho de 2011 através da Mac App Store. Entre as novidades, inclui o Launchpad, recursos inspirados no iPad, aplicativos em tela cheia, barras autoescondidas, Mission Control, entre outros. É a última versão a ser chamada oficialmente de “Mac OS X”

5-Mac OS X v10.8 — Mountain Lion

OS X v10.8 Mountain Lion é uma das versões do sistema operacional OS X. Foi anunciado no dia 16 de Fevereiro de 2012 e lançado no dia 25 de Julho de 2012. No mesmo dia em que foi anunciado, uma versão de testes para desenvolvedores foi disponibilizada.

O Mountain Lion conta com mais de 200 novidades, muitas inspiradas no sistema operacional iOS, como o aplicativo de Notas, Lembretes e Game Center, além da integração com o Twitter e Facebook.

OS X Lion Mountain substitui o iChat por Mensagens, que inclui suporte para o iMessage, que permite aos usuários enviar mensagens ilimitadas para outros Macs (executando 10,8 ou posterior), iPhones, iPads e iPod Touches (rodando iOS 5 ou posterior).Ele também inclui a versão mais recente do navegador Safari, o Safari 6. Outro recurso do iOS incluído no Mountain Lion é a Central de Notificações, um painel lateral que fornece uma visão geral dos alertas de aplicações.O OS X 10.8 também é bem integrado com o iOS 6 e tem um estilo semelhante.

O Mountain Lion vendeu três milhões de unidades nos primeiros quatro dias, tornando-se o mais bem sucedido lançamento de sistema operacional OS X até hoje.

Veja em um breve video a evolução dos Sistemas Operacionais:

--

--